1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Com ajuda da Petrobrás, Bolsa sobe e fecha no maior nível desde novembro

Priscila Jordão - Reuters

02 Maio 2014 | 18h 13

Ibovespa subiu 2,62%, a 52.980 pontos nesta sexta-feira; na semana, a alta foi de 3,08%

O principal índice da Bovespa teve sua maior valorização diária em um mês nesta sexta-feira, numa alta generalizado atribuída por operadores à expectativa por nova pesquisa eleitoral a ser divulgada no fim de semana e em dia de dados positivos do mercado de trabalho norte-americano.

O Ibovespa subiu 2,62%, a 52.980 pontos, maior patamar de fechamento desde 19 novembro de 2013. Na semana, a alta foi de 3,08%. O giro financeiro do pregão somou R$ 10 bilhões, em meio ao ajuste dos fundos à nova carteira do índice, que entra em vigor na segunda-feira.

As ações preferenciais da Petrobrás subiram 6,2%, enquanto as ordinárias avançaram 3,77%. Outras de grande peso no Ibovespa também dispararam, como a preferencial da Vale, com ganho de 3,5%.

Nesta sexta, a Petrobrás divulgou alta na produção de petróleo no primeiro trimestre, mas a disparada de suas ações, assim como do restante do mercado, foi associada por especialistas à expectativa por pesquisa do Instituto Sensus sobre as eleições de 2014. O levantamento deve ser publicado no sábado, segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"Há boatos de que essa pesquisa vai mostrar uma pontuação bem forte para o Aécio Neves", disse o operador Thiago Montenegro, da Quantitas Asset Management, referindo-se ao candidato da oposição que mais se aproxima nas pesquisas da presidente Dilma Rousseff, criticada pelo mercado pela intervenção considerada excessiva nas estatais.

Segundo o chefe da mesa de operações da corretora Intrader, Leandro Silvestrini, apesar de muitos investidores ainda estarem cautelosos em fazer apostas envolvendo as eleições, há o temor de ficar de fora do rali e perder a chance de ganhar com ações.

"Estamos falando em uma alta de cerca de 17% da bolsa em 32 pregões. Isso é muito considerável. Se você investir em renda fixa, vai render no máximo 12% ao ano", disse Silvestrini.

Segundo o gerente de renda variável da H.Commcor, Ariovaldo Santos, a alta foi alimentada ainda por investidores que fechavam posições vendidas, pelas quais apostam na queda da bolsa, na tentativa de conter maiores perdas.

Apesar de as expectativas pela pesquisa terem sido o principal mote do dia, dados do mercado de trabalho norte-americano também foram bem recebidos por investidores.

A criação de vagas de emprego nos EUA aumentou em abril no ritmo mais rápido em mais de dois anos, sugerindo recuperação da atividade econômica no segundo trimestre.

Dos 72 ativos do Ibovespa, apenas seis caíram. A empresa de bebidas Ambev liderou a lista de baixas, após a Receita Federal informar que o preço de bebidas frias vai subir até 2,25% em média por conta de reajuste na tabela de tributação do setor.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo