Thiago Teixeira/Estadão
Thiago Teixeira/Estadão

Compras em dólar no cartão de crédito poderão ficar mais baratas

Projeto do senador Paulo Bauer (PSDB-SC) quer adotar taxa PTAX para o pagamento das faturas

Agência Senado

25 Setembro 2017 | 18h28

Tramita no Senado um projeto que determina que as operadoras de cartão de crédito adotem uma taxa única para converter moedas em casos de compras feitas em dólar. A medida (PLS 342/2017) é ideia do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que lembra que atualmente o ágio dos cartões varia de 0,3% a 7,3% em relação ao dólar comercial e o consumidor não tem mecanismos para conhecer essas taxas e escolher a bandeira com o menor ágio.

A solução apresentada no projeto é a adoção da variação cambial PTAX para o pagamento das faturas. A taxa PTAX é publicada diariamente pelo Banco Central e consiste em uma média baseada no valor de compra e venda do dólar por agências de câmbio durante o dia. O projeto está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos.

Atualmente, as operadoras de cartão de crédito decidem qual taxa de câmbio utilizarão para converter as compras feitas em dólar para a moeda brasileira. O valor final costuma ser mais alto do que o câmbio comercial e próximo ao dólar turismo, utilizado pelas casas de câmbio. Dessa maneira, o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) defende que falta transparência no processo, dificultando o cálculo da taxa pelos consumidores.

Mais conteúdo sobre:
cartão de crédito

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.