1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Confins é novo passo no setor aeroportuário, diz Dilma

CARLA ARAÚJO - Agencia Estado

07 Abril 2014 | 11h 01

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira, 7, que a cerimônia de assinatura do contrato de concessão do aeroporto Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, "marca mais um passo na transformação do setor aeroportuário brasileiro". Segundo ela, o objetivo do modelo de concessão é "providenciar a modernização do setor". "A Infraero está fazendo parcerias estratégicas com concessionários, para modernizar o setor".

Dilma afirmou que o crescimento "extraordinário" do segmento aeroportuário reflete o modelo social do governo, que incluiu 42 milhões de brasileiros na classe média e tirou outros 36 milhões da pobreza extrema. "Esse processo de distribuição de renda foi mais rápido que a melhoria da infraestrutura", reconheceu.

A presidente disse ainda que essa ascensão social criou um mercado que demanda serviços e cria novas necessidades. "As pessoas que não viajavam nesse País dez anos atrás, hoje viajam", disse. Ela destacou que os nordestinos que migraram para o Sul e Sudeste do Brasil hoje voltam para rever a família. "E as pessoas do Sul, com imensa curiosidades das praias belíssimas, vão passar férias no Nordeste."

De acordo com Dilma, além do acesso aos aeroportos, esse novo contingente de passageiros quer um "padrão de atendimento de melhor qualidade". "Nossa obrigação como gestores, governo federal, Estados e prefeituras, é garantir o melhor serviço público possível", disse.

Dilma também afirmou que o processo de concessão faz parte de uma "visão da necessidade do Brasil de ter aeroportos regionais". "Utilizaremos essas outorgas para investir em aeroportos regionais", reforçou. Segundo ela, até o momento, 270 aeroportos regionais estão planejados ou em processo de execução.

Ainda nesta manhã, a presidente comparece à formatura de alunos do Pronatec na capital mineira, e, às 16h30, entrega máquinas a prefeitos em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.