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Consumidor freou exposição a financiamento, diz Fecomércio-RJ

Porcentual de brasileiros que afirmou estar pagando algum parcelamento de dívida passou de 43,8% em setembro de 2011 para 37,5% no mês passado

Por Fernanda Nunes e da Agência Estado
Atualização:

RIO - O mês de setembro mostrou mudanças no perfil do endividamento do consumidor, revela a pesquisa "Perfil Econômico do Consumidor", realizada pela Fecomércio-RJ com mil consumidores em 70 cidades. "Antes, ora os indicadores de inadimplência avançavam, ora caiam. Agora, há um dado mais consistente, condizente com o resultado de outras pesquisas", argumentou o economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, que apontou a desaceleração da concessão de crédito, evidenciada em dados do Banco Central, como outra demonstração de que as famílias estão ajustando os seus orçamentos.

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"O consumidor freou a exposição ao financiamento. É o que a pesquisa demonstra", afirmou Travassos. O porcentual de brasileiros que afirmou estar pagando algum parcelamento de dívida passou de 43,8% em setembro de 2011 para 37,5% no mês passado. E o número dos que informaram ter prestações em atraso caiu de 13,2% para 12,1%, no mesmo período.

O crescimento da formalização do trabalho está permitindo que o consumidor aproveite os benefícios da restituição do Imposto de Renda e o 13º salário para pagar as dívidas. Além disso, a queda dos juros acabou deslocando as dívidas do cartão de crédito para os empréstimos bancários.

O porcentual dos brasileiros que afirmou ter parcelas de cartão para saldar passou de 34,7% para 28,8%, na comparação dos meses de setembro de 2011 e 2012. Já o número de empréstimo bancário saltou de 6,4% para 10,1%. Os carnês continuam liderando como instrumento de parcelamento de dívida. Do total de entrevistados, 57,4% afirmaram ter carnês a pagar.

Com a organização do orçamento familiar, os consumidores tendem a comprar mais nas festas de fim de ano, destacou Travassos. A pesquisa demonstrou que 15,9% dos entrevistados pretendem adquirir bens duráveis nos próximos três meses, ante 15,1% em setembro de 2011. A maior parte, 20,1%, pretende comprar televisão. E 15,2% informaram a intenção de comprar carro. Em setembro do ano passado, o porcentual era de 7,7%.

"O brasileiro aproveitou as isenções tributárias pontuais, ao longo de 2012. Neste fim de ano, com as contas organizadas, vai aproveitar o acesso a recursos menos caros e as desonerações para ir às compras de Natal", previu o economista da Fecomércio-RJ.

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