PUBLICIDADE

Publicidade

Crédito ao setor privado aumenta 0,7% em fevereiro na zona do euro

Já a expansão anual da oferta monetária acelerou em fevereiro para 2,8%, depois de subir 2,5% em janeiro

Por Danielle Chaves e da Agência Estado
Atualização:

O crescimento do crédito bancário para empresas e pessoas físicas se desacelerou na zona do euro em fevereiro, segundo dados do Banco Central Europeu (BCE). Os empréstimos para o setor privado subiram 0,7% em comparação com fevereiro do ano passado, em seguida ao aumento anual de 1,1% registrado em janeiro.

PUBLICIDADE

Por outro lado, a expansão anual da oferta monetária conhecida como M3 se acelerou em fevereiro para 2,8%, depois de subir 2,5% em janeiro, em boa parte como resultado das operações de refinanciamento de longo prazo (LTRO, na sigla em inglês) feitas pelo BCE. A previsão dos economistas consultados pela Dow Jones era de que a oferta M3 aumentasse 2,4%.

O aumento da oferta monetária e dos empréstimos ao setor privado continuam em níveis baixos quando comparados com as taxas médias de crescimento observadas desde o lançamento do euro, como afirmou o presidente do BCE, Mario Draghi. A taxa média de crescimento é de 5,9% para a M3 e de 6,8% para os empréstimos.

No período de dezembro a fevereiro a oferta M3 cresceu 2,3% ante o mesmo período do ano passado, superando a expansão de 2,0% observada nos três meses anteriores. O avanço também foi maior do que a previsão dos economistas, de 2,1%. A média móvel de três meses permanece abaixo do "valor de referência" do BCE, de 4,5%. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.