PUBLICIDADE

Publicidade

Crescimento sustentável de 5,5% exige taxa de investimento de 25%, alerta Pastore

Ex-presidente do BC ressalta que, até o momento, a taxa recorde de investimento registrada no País, desde 1999, foi de 19%

Por Jacqueline Farid e da Agência Estado
Atualização:

O ex-presidente do Banco Central e consultor da A.C. Pastore Associados, Afonso Celso Pastore, acredita que um crescimento sustentável de 5,5% da economia brasileira exige uma taxa de investimento (Formação Bruta de Capital Fixo sobre o PIB) de 25%. Ele lembrou que, até o momento, a taxa recorde registrada no País, desde 1999, alcançou 19%.

PUBLICIDADE

No seminário Brasil no Novo Governo, que está sendo realizado nesta sexta-feira, 19, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pastore alertou que como há uma relação direta e estável entre a taxa de investimento e as importações líquidas e, para evitar os impactos negativos dessa equação na economia, será necessário "mudar a composição do passivo externo, atraindo mais investimentos externos em ações, mais investimentos diretos e menos investimentos em dívidas".

Para ele, "é bom que se permita a entrada de capitais para investimentos e ocorra a redução das restrições externas ao crescimento econômico. Do contrário, enfrentaremos a pressão do lado externo sobre a expansão da economia". 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.