1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Crise de OGX é ‘acidente de mercado’, diz Coutinho

Francisco Carlos de Assis e Cynthia Decloedt, da Agência Estado

01 Novembro 2013 | 11h 48

Segundo o presidente do BNDES, não há possibilidade de os problemas no grupo 'X' afetarem as finanças do banco de fomento

BNDES - O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse em rápida entrevista, que a série de problemas financeiros enfrentados pela petroleira de Eike Batista, OGX, é um acidente de mercado que não deve atrapalhar o projeto de ampliação do mercado de capitais. O BNDES já forneceu diversos empréstimos a empresas do grupo 'X'.

"O mercado de capitais sabe diferenciar essas coisas e sabe que acidentes acontecem em todo o mundo", disse Coutinho ressaltando que, prova disso, é que recentemente várias emissões foram realizadas no exterior. Ele participou do 5º seminário Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) de Renda Fixa e Derivativos de Balcão.

Perguntado se as finanças do BNDES não seriam especificamente afetadas pelos problemas no grupo "X", Coutinho disse que não há essa possibilidade. Isso porque, de acordo com ele, nas operações entre o banco de fomento e as empresas de Eike existem fianças bancárias de "instituições sérias" e não apenas do BNDES.

Nesta quarta-feira, 30, a OGX confirmou a expectativa do mercado e anunciou uma recuperação judicial. Este é o último recurso antes de uma possível falência da empresa, que acumula dívidas no valor de US$ 5,1 bilhões, sendo 70% com credores internacionais. As ações da empresa, que faziam parte do Ibovespa, passou por um leilão de fechamento no último pregão e saiu do índice sendo cotada a R$ 0,13.

O momentoé negativo para o empresário Eike Batista. O afastamento de Eike da administração da OGX será provavelmente uma das exigências dos credores para aprovar a recuperação judicial da petroleira. A estratégia dos detentores de bônus e fornecedores da empresa pode incluir também a contestação da participação da OGX International e OGX Áustria, emissoras dos títulos de dívida da OGX no exterior. Em meio à crise da empresa, Eike abandonou até os seguidores no Twitter.

A ruína da OGX ? | Create infographics