Faltando menos de duas semanas para o Dia dos Pais, 84% das pessoas mudaram suas escolhas de presente em razão da crise econômica. É o que mostra a pesquisa da plataforma de varejo AondeConvem com mais de 8,5 mil pessoas. Dos entrevistados, 35% já abriram mão de presentear os pais, 65% vão presentear, mas a maioria pretende fugir dos supérfluos e dos apelos das marcas e dar utensílios necessários.
A pesquisa aponta que 28,5% dos entrevistados irá comprar conforme a necessidade e 27% querem comprar presentes que combinam com a personalidade do pai. Outros fatores de escolha são as promoções (14%), o orçamento (13%), custo-benefício dos produtos (11%) e por último, marcas prediletas (6%).
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O levantamento, realizado entre 31 e julho e 1º de agosto, mostra que os pais de 61% dos usuários ganharão mimos que custarão até R$ 100, enquanto as compras entre R$ 100 e R$ 200 serão realizadas por 24,5%. Os presentes de mais de R$ 200 estão no planejamento de somente 13,5% dos entrevistados.
Clineu Júnior, CEO do AondeConvem, analisa que os consumidores estão mais cautelosos. "Os brasileiros estão mais conscientes em suas escolhas de consumo", diz.
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Quase metade dos pais dos usuários, que tem entre 26 e 40 anos, podem esperar ganhar itens de vestuário (48%). Itens de perfumaria é a escolha de presente de 21% dos entrevistados. 3% dos filhos presentearão os pais com ferramentas. Apenas 8% das intenções de compra serão de eletrônicos, entretenimento (6%) ou livros (3%).
A Fundação Procon-SP alerta que se a opção for comprar o presente pela internet o consumidor deve ficar atento ao prazo de entrega, uma vez que a encomenda pode não chegar a tempo. As aquisições realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas dentro do prazo de sete dias, independente de motivo específico. Veja as dicas e orientações para a hora da compra.