PUBLICIDADE

CVM condena administradores da Unicasa por uso de informação privilegiada

Diretor presidente e o ex-vice-presidente do conselho de administração da empresa vão pagar multa individual de R$ 200 mil

Por Mariana Durão
Atualização:

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) condenou Frank Zietolie e Juvenil Antônio Zietolie, na qualidade de administradores da Unicasa Indústria de Móveis S.A., por negociação de ações da companhia com posse de informação sigilosa ainda não divulgada ao mercado. O diretor presidente e o ex-vice-presidente do conselho de administração da empresa vão pagar multa individual de R$ 200 mil.

Frank Zietolie, executivo da companhia, é acusado por praticar "insider trading" Foto: Neco Varella/AE

PUBLICIDADE

Em 16 de dezembro de 2013, a companhia divulgou fato relevante ao mercado informando a adesão da Unicasa ao Programa de Parcelamento de Débitos da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e Secretaria da Receita Federal (Refis). Porém, a CVM identificou que Frank e Juvenil, também acionistas integrantes do bloco de controle da companhia, adquiriram ações da Unicasa antes dessa divulgação. A empresa é acusada de "insider trading", quando há vantagens em uma negociação pela obtenção de informações privilegiadas.

LEIA TAMBÉM: CVM condena Eike Batista por uso de informação privilegiada na OSX

A diretoria do órgão regulador concluiu que a decisão de aderir ao Refis é relevante, já que a renegociação de dívidas tem reflexos importantes para a companhia, como por exemplo nas condições de acesso a financiamentos. De acordo com o relator do caso, o diretor Henrique Machado, a adesão também faz surgir diferenças entre saldos consolidados e valores registrados na contabilidade, tendo por isso potencial de afetar a decisão de investimento do mercado.

Os dois ainda podem recorrer da decisão ao Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN). 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.