1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Dia do Trabalho tem protestos e festas nas principais cidades do mundo

Economia & Negócios

30 Abril 2014 | 17h 29

Veja imagens das principais manifestações e os destaques dos atos promovidos em São Paulo pelas centrais sindicais CUT e Força Sindical

Atualizado às 10h do dia 1º de maio

SÃO PAULO - Trabalhadores do mundo inteiro vão às ruas para comemorar o 1° de Maio, Dia do Trabalho. Em São Paulo, as duas principais centrais sindicais, CUT e Força Sindical, promovem eventos separados que contarão com a presença de autoridades, artistas e sindicalistas.

O 1º de Maio da Força Sindical começa às 11 horas na Praça Campo de Bagatelle, com a presença dos presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos; do secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; e do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

O tema do evento da Força Sindical este ano será "Avançar na democracia com desenvolvimento social". A central vai reforçar a luta pela jornada de 40 horas semanais sem redução de salários, pelo fim do Fator Previdenciário e diversas outras reivindicações.

Após o ato político haverá apresentações de artistas como Latino, Sam Alves, Cristiano Araújo, Paula Fernandes, Sorriso Maroto, Fernando e Sorocaba, Rionegro & Solimões e outros, com sorteio de 19 automóveis Hyundai HB20. Para concorrer aos prêmios, o participante terá de preencher seu cupom e colocá-lo nas urnas disponíveis no local no dia da festa.

CUT. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) promove sua comemoração do Dia do Trabalhador a partir das 10h00, no Vale do Anhangabaú, com um ato inter-religioso.

Em seguida haverá espetáculo teatral contando a história da comunicação no Brasil e apresentações musicais até às 20h00. Às 16h será realizado o ato político-social com a participação de outras entidades sindicais.

As atrações da festa da CUT são os grupos Sampa Crew, Art Popular, Leci Brandão, Maria Cecília & Rodolfo, Pixote, Paula Fernandes, Michel Teló, Belo e Péricles & Banda, entre outros.

O tema central das comemorações da CUT será "Fortalecer a Democracia e Ampliar Conquistas".

Entre as bandeiras levantadas pela CUT estão: redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem redução de salário; fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias; manutenção da política de valorização do salário mínimo; reforma agrária e política agrícola, entre outras.

No Parque das Árvores, na zona sul, a CUT promove evento com oferta de serviços de saúde, beleza, narração de histórias e cinema. A festa também conta com a presença da cantora Paula Lima, do rapper GOG e da banda de reggae Ponto de Equilíbrio.

Comemoração do Dia do Trabalhador da CUT

Onde: Parque das Árvores: Avenida do Arvoeiro, altura do nº 395, Cidade Dutra, São Paulo/SP.

Horário: a partir das 9h

Shows: Ponto de Equilíbrio, Paula Lima, GOG.

Onde: Vale do Anhangabaú

Horário: das 10h às 20h

Shows: Sampa Crew, Art Popular, Leci Brandão, Maria Cecília & Rodolfo, Pixote, Paula Fernandes, Michel Teló, Belo e Péricles & Banda.

Festa do 1º de Maio da Força Sindical

Onde: Praça Campo de Bagatelle - Santana, Zona Norte de São Paulo

Horário: das 7h às 16h

Shows: Latino, Sam Alves, Paula Fernandes, Sorriso Maroto, Fernando e Sorocaba, Pixote, Patati e Patatá, Rionegro & Solimões, Lucas e Lucco, João Neto & Frederico e Cristiano Araújo.