1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Dilma: continuamos investindo na área de portos

CARLA ARAÚJO E FABRÍCIO DE CASTRO - Agencia Estado

28 Janeiro 2014 | 21h 45

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira, 28, que o governo continua fazendo investimentos na área de portos no Brasil. "A parceria do Brasil com Cuba é estratégica, como é estratégica a parceria que está acontecendo aqui hoje", disse, durante coletiva de imprensa antes de participar da II Cúpula da Comunidade de Estados Latino Americanos e Caribenhos (Celac), em Havana.

Dilma afirmou que o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao Porto de Mariel, em Havana, não significa que o governo tenha deixado de investir em portos no Brasil. A presidente destacou as diferenças entre os países latinos americanos, lembrando que o objetivo da cúpula é justamente a construção de consenso entre eles. "O Brasil deu uma demonstração disso ao financiar Mariel através da cooperação com Cuba", comentou a presidente, lembrando ainda que o operador do empreendimento é de Cingapura.

"Por que um país como Cingapura investe em Cuba? Porque isso significa uma forma importante de construção das diferentes cargas e descargas no mundo. O investimento tem característica estratégica", afirmou Dilma. "Não vamos comparar o Brasil, a quantidade de portos, com Cuba", disse. "É uma visão extremamente pequena não perceber o investimento estratégico", reforçou.