1. Usuário
E&N
Assine o Estadão
assine

Dubai lança projeto para construir maior shopping do mundo

REUTERS

05 Julho 2014 | 10h 09

Dubai está lançando um projeto para construir um distrito de entretenimento e hotelaria que vai incluir o maior shopping center do mundo, afirmou o governante do emirado, xeque Mohammed bin Rashid al-Maktoum, neste sábado.

Os planos para o projeto "Shopping do Mundo" foram originalmente revelados 18 meses atrás, ajudando a disparar um forte rali nos mercados imobiliários e de ações de Dubai.

O anúncio deste sábado parece indicar que o trabalho no projeto poderá começar agora, apesar do pronunciamento do xeque não dizer quando a construção vai ser completada, quanto vai custar e como será financiado.

"O projeto será construído em fases, em linha com o crescimento gradual do turismo em Dubai", disse Mohammed Abdullah al-Gergawi, presidente da Dubai Holding, que é o veículo de investimento pessoal do xeque e que será responsável pelo desenvolvimento do projeto.

A última versão dos planos inclui a construção de um shopping center com 743 mil metros quadrados, conectado a um parque de diversões, cinemas, instalações para turismo de saúde e 100 hotéis e prédios de apartamentos com 20 mil quartos.

O complexo poderá abrigar por ano 180 milhões de visitantes, pouco menos que a população brasileira. Sete quilômetros de passeios que conectarão as instalações serão abertos durante o inverno e cobertos e preenchidos com ar condicionado durante o quente verão do Golfo Pérsico.

Dubai ainda está se recuperando da crise de dívida de 2009 e o Fundo Monetário Internacional alertou que uma série de projetos imobiliários pode levar a uma nova bolha. Porém, autoridades afirmam que serão capazes de lidar com os riscos e que uma economia forte está ajudando as empresas de Dubai ligadas ao governo a reestruturar suas dívidas.