Publicidade

Economistas apostam que Brasil será campeão da Copa do Mundo

Analistas consultados pela 'AE Projeções' dizem que Neymar será o craque da competição e que Bélgica pode surpreender

Por Flavio Leonel , Denise Abarca e Maria Regina Silva
Atualização:

O Brasil é o favorito entre os economistas do mercado financeiro para conquistar a Copa do Mundo de 2014. É o que aponta o levantamento especial realizado pelo AE Projeções. Conforme 73,53% dos 34 analistas que participaram da sondagem do serviço especializado do Broadcast, a seleção brasileira conquistará seu sexto título mundial em solo nacional na competição que tem início marcado para 12 de junho e término agendado para o dia 13 de julho. 

PUBLICIDADE

Na mesma sondagem, a Bélgica, com 39,39% das citações, foi eleita a provável zebra da competição. A Espanha, com 24,24%, foi a mais votada como candidata à decepção da Copa. O jogador brasileiro Neymar, com 63,64%, foi o mais citado para provável craque do mundial.

Entre os economistas participantes, depois do Brasil, a seleção que foi mais mencionada para o título foi a Alemanha, mas com uma participação bem mais discreta, de 11,76% entre as respostas. Na sequência, também com poucos votos, ficaram Argentina (8,82%), além de Espanha e Portugal, empatadas, com 2,94% cada uma.

Quanto à zebra da Copa que poderá surpreender positivamente, o número de seleções citadas foi bem amplo. Depois da Bélgica, ficaram a Bósnia (12,12%); o Uruguai (9,09%); Chile, Costa do Marfim, Japão e Portugal (6,06% cada um); além de Colômbia, Croácia, Estados Unidos, Gana e Suíça, todos com 3,03% das respostas.

Em relação à seleção que poderá ser a decepção da competição, o quadro de votação foi mais apertado. Depois da Espanha, foram citadas também as seguintes seleções: Itália (18,18%); Holanda (15,15%); França e Inglaterra (12,12% cada uma); Alemanha e Brasil, empatados, com 6,06%; e Argentina e Portugal, com 3,03% para cada seleção.

Quanto à disputa para o melhor jogador da competição, Neymar teve um número de respostas muito superior ao dos concorrentes. Depois do brasileiro, o segundo mais votado foi o argentino Lionel Messi, com 12,12%.

Cristiano Ronaldo, de Portugal, que, segundo a Fifa, é o atual "melhor do mundo", teve 9,09% das citações. Também apareceram o futebolista polonês naturalizado alemão Lukas Podolski, com 6,06%; além do espanhol Xavi Hernández, o atacante brasileiro Fred e o zagueiro da mesma seleção David Luiz, com 3,03% das respostas cada um.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.