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Empresários esperam vender mais este ano, diz Amcham

Por Vanessa Stecanella
Atualização:

Empresários brasileiros de vários setores produtivos esperam crescimento das vendas neste ano sobre 2011, embora em ritmo menor se comparado com o exercício anterior. O dado é de pesquisa Indicadores de Mercado 2013 divulgada nesta terça-feira pela Amcham-São Paulo (Câmara Americana de Comércio) durante o Business Up - Perspectivas para 2013. Dos 214 entrevistados, 65% esperam aumento das vendas em 2012 em comparação a 2011, contra 24% que projetam estabilidade e 11% que esperam queda. No ano passado, 71% dos pesquisados apostavam em aumento das vendas, 20 acreditavam em estabilidade e somente 9% estimavam redução.A pesquisa apontou também decréscimo nos investimentos entre 2011 e 2012. A fatia dos empresários que mantiveram os investimentos foi de 42% este ano ante 38% no exercício passado. Já aqueles que apontaram queda foram 14% contra 10% da pesquisa anterior. A parcela de entrevistados que vislumbram aumento dos investimentos caiu de 53% em 2011 para 44%.Cenário 2013A sondagem da Amcham-São Paulo revelou maior otimismo com relação a 2013, já que 81% dos entrevistados esperam crescimento das vendas sobre 2012, contra 16% que esperam estabilidade do indicador e 3% que esperam queda. No mesmo universo, 71% esperam aumento do lucro, 22% estabilidade e 7% recuo.Para 44% dos entrevistados, o Brasil apresentará performance semelhante e não apresentará alterações no ranking mundial de investimentos estrangeiros. Já 36% acredita que a economia brasileira será a mais atrativa para investidores estrangeiros globais, em função de questões como mercado interno aquecido e a realização de grandes eventos em 2014 e 2016. Mas, 20% acredita que o País perderá atratividade para investimentos externos devido às questões de competitividade.De acordo com a pesquisa, 49% dos entrevistados esperam que a sua empresa tenha alguma relação comercial com os EUA no próximo ano ante 40% em 2012. Outros 46% estão de olho na América Latinas (face 42%) e 22% focam na China (contra 21%). Quanto aos preços dos produtos em 2013, 58% enxergam estabilidade do nível atual, 33% esperam aumento e somente 9% preveem queda.

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