1. Usuário
E&N
Assine o Estadão
assine

EPE: Brasil passa por pior evento climático da história

LU AIKO OTTA - Agencia Estado

02 Abril 2014 | 12h 38

O País passa pelo pior evento climático da história, se forem consideradas em conjunto as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-oeste, afirmou nesta quarta-feira, 2, o presidente da Empresa de Planejamento Energético (EPE), Maurício Tolmasquim, em audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

Ele afirmou que o volume de chuvas registrado nesse início de ano é o terceiro pior desde 1931 e que a água que chegou aos reservatórios do Norte, Nordeste e Centro-oeste é metade do que costuma ocorrer historicamente no período.

"Apesar disso, não estamos apavorados", disse. "É um quadro que merece atenção, mas não desespero." Isso porque, justificou, o País conta hoje com uma capacidade instalada maior do que a de 2001 e uma matriz energética mais diversificada.

Tolmasquim atribuiu essa segurança à mudança do marco regulatório de 2004, conduzido pela então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff. Segundo explicou, as novas regras reduziram o risco ao setor privado.

"Isso quer dizer que estamos blindados para qualquer evento climático? Não. Mas estamos em situação que permite a gente poder dizer que o risco do racionamento é muito baixo", comentou. "É claro que tem de ficar acompanhando, ver o que acontece no período daqui em diante. Pode ter um evento continuado de pouca hidrologia."