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Estudos para o ferroanel de SP ficarão prontos em junho, diz ministro

Segundo Paulo Passos, expectativa é de que o ferroanel entre em operação em 2015 e o orçamento da obra fique em R$ 1,6 bilhão

Por Wladimir D´Andrade
Atualização:

O ministro dos Transportes, Paulo Passos, previu para junho a conclusão dos estudos que definirão o traçado e o modelo de concessão do ferroanel da região metropolitana de São Paulo. Após os levantamentos, será iniciado o processo de licitação da obra. O anúncio foi feito após reunião, em São Paulo, com o secretário estadual de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o diretor-geral da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo."A partir desses estudos serão dados os próximos passos", afirmou Passos. "Foi contratado estudo complexo que levanta e consolida todas as informações sobre o ferroanel." A expectativa é de que o ferroanel entre em operação em 2015 e o orçamento da obra fique em R$ 1,6 bilhão. O ferroanel, de acordo com as autoridades, é importante para desafogar as linhas utilizadas pela CPTM na região metropolitana. Hoje, o transporte de cargas precisa utilizar os horários ociosos dos trens de passageiros."O projeto tem o objetivo de disponibilizar as linhas da região metropolitana para servir a população que utiliza os trens e que cresce em volume muito elevado", disse Passos. Para o ministro, o ferroanel também vai acelerar o transporte de cargas até o Porto de Santos, inclusive com aumento de volume de bens transportados. "Hoje, passa pela região metropolitana de quatro a cinco milhões de toneladas de cargas, quando o potencial é de 20 milhões de toneladas", disse o ministro. "Significa nos preparar para que a logística de transporte seja feita com mais eficiência."

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Prioridade 

O ministro afirmou que o ferroanel de São Paulo é uma obra prioritária para o governo Dilma Rousseff, incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Por isso, segundo ele, não deve ser alvo de cortes no contingenciamento do Orçamento, que deve ser anunciado ainda neste mês, com o objetivo de ajudar o governo federal a cumprir sua meta de superávit primário. "Não vejo nenhum corte na minha pasta naquilo que diz respeito a investimentos", afirmou Passos. "Pelo contrário, o ministro da Fazenda (Guido Mantega) me deu estímulos em relação a investimentos do PAC."

O secretário de Logística e Transportes de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho, afirmou que a obra do ferroanel é fundamental tanto para o governo federal quanto para o estadual. Mas, segundo ele, a obra será bancada pelo governo federal enquanto a administração paulista irá ajudar com estudos e planejamento. "A cidade de São Paulo depende da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e é exatamente este conflito que estamos tentando solucionar com o ferroanel", disse Abreu Filho.

A obra deve ser iniciada pelo trecho norte, segundo o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, já que a região já está recebendo obras de infraestrutura, como a do Rodoanel e a do Expresso Leste, linha de trem para passageiros.

 

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