1. Usuário
E&N
Assine o Estadão
assine

Expansão da atividade do setor privado dos EUA desacelera em dezembro--PMI

Reuters

06 Janeiro 2014 | 12h 22

O crescimento da atividade econômica do setor privado dos Estados Unidos desacelerou levemente em dezembro, assim como perdeu fôlego a expansão no de serviços, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgada nesta segunda-feira.

O PMI do Markit --média ponderada dos índices de manufatura e serviços-- atingiu 56,1 em dezembro, leve queda ante os 56,2 vistos no mês anterior. A leitura preliminar também indicava 56,2.

Números acima de 50 sinalizam expansão na atividade econômica.

O PMI do setor de serviços do mês passado também registrou leve desaceleração para 55,7 por cento, ante 55,9 no mês anterior, e ficou abaixo da leitura preliminar de 56.

Já o ritmo de crescimento nas contratações acelerou tanto para o setor de serviços quanto para o setor privado total. A medida composta de emprego subiu para 55, ante 52,4, enquanto o índice apenas do setor de serviços cresceu para 55,2, ante 52,4 em novembro.

"A economia dos EUA parece ter acabado 2013 em tom positivo, especialmente com relação às contratações", afirmou o economista-chefe do Markit, Chris Williamson, em comunicado.

A recuperação na geração de empregos "prepara o palco para mais um relatório positivo de emprego em dezembro", acrescentou.

O relatório de emprego de dezembro será divulgado na sexta-feira, e pesquisa da Reuters com economistas mostra expectativa de geração de 197 mil postos de trabalho no mês.

(Reportagem de Ryan Vlastelica)