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Fundadores do Napster voltam à cena

Sean Parker e Shawn Fanning, pais do compartilhamento de música online, lançam o Airtime, ferramenta de comunicação em vídeo

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Por Redação
Atualização:

REUTERS - Sean Parker e Shawn Fanning, os inventores do Napster - tecnologia de compartilhamento de arquivos de música que ajudou a desmantelar a indústria musical tradicional uma década atrás - somaram suas forças mais uma vez, com um novo serviço que possibilita na rede bate-papos em vídeo entre amigos.

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A dupla lançou ontem o Airtime, num evento repleto de estrelas, que teve a participação do ator Jim Carrey, do apresentador Jimmy Fallon e do ator Joel McHale, da série Community. Houve também conversas em vídeo com o rapper Snoop Dogg e a atriz Olivia Munn. Mas o lançamento não transcorreu sem problemas: a versão demo do serviço enfrentou dificuldades técnicas enquanto os astros tentavam disfarçar a situação no palco.

As conversas em vídeo entre algumas das celebridades foram interrompidas por mais de dez minutos enquanto a equipe técnica se apressava para corrigir os problemas num evento que começou com quase uma hora de atraso. A novidade foi desenvolvida por Parker e Fanning ao longo dos últimos dois anos.

Os sócios agora torcem para que a versão final do serviço funcione com menos defeitos ao se tornar disponível para os 950 milhões de usuários do Facebook. Para usar o Airtime, que conecta os usuários por webcams, a pessoa precisa ter um perfil na rede social. O serviço permite que uma pessoa use a câmera para conversar tanto com seus amigos quanto com pessoas que ainda não conhece.

Conceito. Parker disse que a empresa iniciante não está tentando construir uma nova plataforma para concorrer com serviços como o Facebook. O Airtime está sendo apresentado mais como uma rede social, na qual os amigos podem se comunicar ou até se apresentar uns para os outros. Parker disse que o serviço seria beneficiado pelo "efeito rede", dinâmica segundo a qual quanto maior for o número de usuários, mais útil o serviço se tornará, semelhante aos telefones ou a uma rede mais moderna, como o Facebook.

Parker foi também um dos primeiros a investir no Facebook, desempenhando um papel retratado no filme A Rede Social, ganhador do Oscar, no qual foi interpretado pelo ator e cantor Justin Timberlake.

Ele disse que o serviço vai tentar tornar a internet mais divertida, permitindo que um número cada vez maior de amigos possa se comunicar por vídeo em tempo real, conversando também com pessoas anônimas de fora da rede social.

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Como o Airtime permite que estranhos se conectem e se vejam por meio da câmera, a empresa disse que vai se concentrar na segurança como uma de suas prioridades mais importantes, na tentativa de expulsar os "maus usuários" que fizerem um uso inapropriado do serviço.

Vários serviços de comunicação em vídeo já existem na rede, incluindo o Skype, da Microsoft, o Hangout, do Google, e iniciantes como o Chatroulette. Mas os fundadores do Napster insistem que o Airtime trará algo diferente para o mundo das redes sociais. "Estamos tentando trazer a sensação de espontaneidade de volta à internet", disse Parker. "Nunca houve um ambiente como este para as apresentações ao vivo na internet."

Depois que Parker e Fanning lançaram o Napster em 1999, eles disseram nunca ter imaginado que o serviço de compartilhamento de arquivos de música se tornaria tão popular. Milhões de fãs baixaram o programa que lhes permitia compartilhar ilegalmente suas músicas, sem nenhum custo.

O lançamento foi seguido por uma série de processos movidos pelas grandes gravadoras, que culminaram no fechamento da empresa. "Sabíamos que o produto seria grande, mas subestimamos muito a dimensão do seu sucesso", disse Fanning em entrevista concedida a Jimmy Fallon durante o evento do Airtime. / TRADUÇÃO DE AUGUSTO CALIL

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