PUBLICIDADE

Publicidade

Gasolina precisa ter reajuste em 10% no curto prazo, diz Datagro

Segundo a consultoria, a queda dos juros está acelerando a desvalorização cambial, o que impacta a importação de gasolina

Por Eduardo Magossi , Eduardo Cucolo e Agência Estado
Atualização:

A gasolina precisa ter uma reajuste de pelo menos 10% nos próximos meses para minimizar os efeitos da queda dos juros, disse o economista Plínio Nastari, da Datagro Consultoria. Segundo ele, a queda dos juros está acelerando a desvalorização cambial, o que impacta a importação de gasolina. O consultor acredita que a alta de 10% seria necessário para reduzir as perdas expressivas que a Petrobrás está registrando neste momento.

PUBLICIDADE

Segundo Nastari, a defasagem do preço da gasolina em relação ao preço do petróleo está em 28,3%. Para ele, esta redução se faz cada vez mais necessária à medida que não existe uma expectativa de novas refinarias entrando em operação em breve. O executivo participou de seminário sobre tendências do setor de açúcar, etanol, e energia realizado hoje em São Paulo pela Guarani.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira, 10,que não há previsão de reajuste dos combustíveis, após ser questionado sobre o assunto na portaria do Ministério da Fazenda, em Brasília. O ministro não deu mais detalhes sobre o assunto.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.