PUBLICIDADE

Governo apela a Ana Maria Braga para consumidor reduzir gastos de energia

Campanha promocional começa nesta terça, 3, com merchandising no programa 'Mais Você', da TV Globo

Por Anne Warth
Atualização:

A campanha para redução do consumo de energia, promovida pelo governo, começa nesta semana em cadeia nacional de rádio e TV em todo o País. As peças publicitárias serão estreladas pela atriz Taís Araújo, que vai sugerir ações para que o consumidor economize energia. Termos como racionamento e crise não serão mencionados. A primeira ação é um merchandising no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, da TV Globo nesta terça-feira, 3. O lema da campanha é "Consumo Consciente: Levante essa Bandeira".

PUBLICIDADE

Neles, a atriz Taís Araújo explica o sistema de bandeiras tarifárias e sugere ao consumidor que adote medidas como banhos mais curtos, com o chuveiro elétrico na posição verão, o uso consciente do ar condicionado e o uso do ferro de passar roupa apenas uma vez por semana, entre outras. Haverá dois filmes para TV e três spots para rádio. 

A ideia da campanha é que essas ações devem fazer parte da vida de todos os consumidores, e não apenas agora, que a conta de luz subirá 50%, em média. "O esforço tem que ser coletivo. É importante que todos tenham consciência de que o custo das bandeiras tarifárias só vai cair se houver um esforço coletivo", afirmou o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite.

Produzida pela agência Propeg, a campanha custará R$ 20 milhões e será financiada com recursos das distribuidoras de energia, que são obrigadas a recolher 0,5% de sua receita operacional líquida para um fundo e aplicar os recursos em projetos de eficiência energética. As propagandas serão veiculadas até o fim de março. 

Não há meta de redução do consumo, embora haja uma expectativa de que os consumidores residenciais poupem 10%. Apesar do aumento das chuvas, os reservatórios das hidrelétricas estão se recuperando muito lentamente. Assinam a campanha a Abradee e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.