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Governo negocia estender concessões em troca de investimentos em rodovias

Para garantir investimentos adicionais aos contratos de concessão, o governo se propõe a renegociar aspectos como reajuste tarifário

Por Irany Tereza
Atualização:

BRASÍLIA - Como alternativa ao impacto nos investimentos que deve resultar do corte orçamentário a ser divulgado na semana que vem, o governo negocia com empresas concessionárias de logística investimentos adicionais aos contratos de concessão. Segundo apurou o Broadcast, serviço da Agência Estado, os acordos envolvem rodovias e ferrovias e os novos investimentos privados somam R$ 22,1 bilhões - R$ 14,6 bilhões em rodovias e R$ 7,5 bilhões em ferrovias - num prazo de cinco anos.

Em contrapartida, o governo se propõe a renegociar alguns aspectos dos contratos, como reajuste tarifário e até mesmo a extensão do prazo de concessão, o que vinha sendo descartado desde o início do programa, na gestão Fernando Henrique Cardoso. Dois aditivos contratuais já foram assinados: para o trecho da BR-040, que atravessa Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, e BR-290, no Rio Grande do Sul, ambas administradas por consórcios controlados pela Triunfo Participações. Outros nove projetos rodoviários estão em negociação, além de cinco concessões ferroviárias. 

Governo deve renegociar prazo de contratos e reajustes tarifários em troca de investimentos Foto: Wilson Pedrosa/Estadão

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Os contratos de concessões rodoviárias têm prazo entre 20 e 30 anos para exploração e cada licitação estipula prazos e valores de investimento mínimo. Obras extras, como a construção de um viaduto não previsto no contrato de construção de uma rodovia, por exemplo, são bancados pelo Estado. Com recursos escassos para manter um amplo programa de investimentos, o governo está repassando à iniciativa privada essa atribuição e revendo conceitos antes rejeitados, como a prorrogação da concessão.

Administrado pelo Concer, consórcio controlado pela Triunfo Participações, o trecho da BR-040 em Petrópolis começou a ser operado em 1996, com prazo de exploração de 25 anos, ou seja, o contrato original expira em 2021. A freeway BR-290, administrada pela Triunfo Concepa, teve início da concessão em julho de 1997 e prazo de 20 anos, portanto o contrato termina em 2017. Este ano, a Ponte Rio-Niterói, que era administrada pelo consórcio CCR, foi levada novamente a leilão por causa do fim da concessão. A Ecorodovias venceu a licitação e passou a operar o trecho de 13,5 quilômetros, que integra a BR-101.

Novas concessões. Segundo fontes ouvidas pelo Broadcast, o governo estuda alternativas que tornem mais atraente o pacote de concessões que pretende anunciar na primeira semana de junho. Do programa constarão licitações de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Mas o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos vencedores, que antes chegava a até 70% dos projetos, será reduzido a 50%. Sem novos aportes do Tesouro, o banco está revendo modelos de financiamento para adequá-los à nova composição de funding.

Dos 50% financiados pelo BNDES, apenas metade será atrelada à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que serve como referência aos empréstimos do banco de fomento e que está cotada atualmente em 6% ao ano. O restante terá uma composição mais próxima dos juros de mercado. A taxa básica de juros (Selic) está atualmente em 13,25% ao ano. Para compensar, o governo vai oferecer uma parcela maior de financiamento pela TJLP para os projetos licitados que lançarem debêntures de infraestrutura. O banco deve se comprometer também a subscrever as debêntures, caso o mercado não absorva 100% dos títulos.

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