PUBLICIDADE

HSBC considera remover sede da Grã-Bretanha

Investigado por contas secretas na Suíça, banco britânico cogita se mudar para Hong Kong e considera tributação um fator de peso para a decisão

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Investidores disseram à Reuters que desejavam que os bancos fizessem uma ampla análise Foto: Reuters

O HSBC Holdings, maior banco europeu, disse ter iniciado uma análise para decidir se levará sua sede para fora da Grã-Bretanha após mudanças regulatórias e estruturais no setor.

PUBLICIDADE

Acionistas instaram o banco a considerar mudar a sede para a Ásia, provavelmente de volta para Hong Kong, devido a uma pesada tributação britânica sobre bancos e outros custos associados a estar baseado em Londres.

"Assim, o conselho pediu que a administração inicie trabalhos para avaliar qual é o melhor lugar para o HSBC estar sediado nesse novo ambiente", disse o presidente do Conselho de Administração do HSBC, Douglas Flint, nesta sexta-feira.

"A questão é complexa e é muito cedo para dizer quanto tempo isso levará ou qual será a conclusão, mas o trablho está em curso".

A Reuters noticiou no domingo que executivos do HSBC e do rival Standard Chartered avaliam deixar Londres em direção à Ásia porque um grande salto na tributação sobre bancos britânicos dificultou financeiramente sua estadia. Investidores disseram à Reuters que desejavam que os bancos fizessem uma ampla análise.

A decisão de iniciar uma análise formal foi tomada pelo conselho do HSBC na quinta-feira após diversos investidores trazerem o tema à tona em encontros recentes, disse uma fonte próxima do assunto.

(Por Steve Slater)

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.