1. Usuário
Assine o Estadão
assine


IDV apura alta de 5,4% nas vendas do varejo em maio no Brasil

REUTERS

20 Junho 2014 | 16h 51

As vendas no varejo das associadas do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) subiram 5,4 por cento em maio na comparação com mesmo período do ano passado, informou o IDV nesta sexta-feira.

"Os primeiros cinco meses de 2014 apresentaram indicadores expressivamente superiores aos de 2013, com média de crescimento do IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas) de 5,4 por cento contra 2,6 por cento no ano passado, sugerindo perspectivas melhores para o varejo nacional", disse o IDV, em nota.

O IDV informou ainda que espera um crescimento real nas vendas de 3,9 por cento em junho, 1 por cento em julho e 3,2 por cento em agosto, na comparação anual.

O varejo de não duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou aumento de 2,1 por cento em maio na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A expectativa de crescimento para esse setor em junho é de 0,4 por cento. Em julho, deve ocorrer queda de 0,2 por cento enquanto que em agosto deve haver aumento de 1,3 por cento.

Já o setor de semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, teve alta de 10,1 por cento em maio. A expectativa é de crescimento de 9,3 por cento em junho, 4,7 por cento em julho e 8,3 por cento, em agosto.

O segmento de bens duráveis teve crescimento de 6 por cento em maio. Para junho, a expectativa é de alta de 4,2 por cento. Em julho, o segmento deve ter queda de 0,5 por cento e, em agosto, é esperado aumento de 1,4 por cento.