1. Usuário
E&N
Assine o Estadão
assine

Importações de petróleo e derivados pelo Brasil sobem 24,7% em agosto

REUTERS

01 Setembro 2014 | 17h 51

Incluído no grupo combustíveis e lubrificantes, as importações de petróleo somaram U$S 1,142 bilhões em agosto

Márcio Fernandes/Estadão
Já as exportações de petróleo do Brasil, segundo o ministério, somaram 1,489 bilhões de dólares em agosto

As importações brasileiras de petróleo e derivados somaram 2,976 bilhões de dólares em agosto, 24,7 por cento superior ao valor importado no mesmo mês do ano passado, informou nesta segunda-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDic).

"No grupo dos combustíveis e lubrificantes, o crescimento (das importações) ocorreu principalmente pelo aumento dos preços e das quantidades embarcadas de petróleo, gás natural, naftas e gasolina", afirmou o ministério em nota.

Incluído no grupo combustíveis e lubrificantes, as importações de petróleo somaram 1,142 bilhões de dólares em agosto, alta de 64,1 por cento em relação ao mesmo período de 2013.

As compras de gasolina e diesel no exterior, não detalhadas pelo ministério e realizadas em sua grande maioria pela Petrobras, têm trazido prejuízo aos resultados da empresa nos últimos anos. Isso porque a estatal vende os produtos no país por valores inferiores aos praticados no exterior.

Já as exportações de petróleo do Brasil, segundo o ministério, somaram 1,489 bilhões de dólares em agosto, montante 36,85 por cento superior ao exportado no mesmo mês do ano passado. [nEMNE910S3]

O crescimento acontece em um momento em que a Petrobras volta a apresentar crescimento da produção de petróleo, que estava estagnada nos últimos anos.

(Por Marta Nogueira)