1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Índice de atividade industrial na China atinge maior pontuação em 5 meses

Agência Estado

02 Junho 2014 | 08h 57

O índice dos gerentes de compras do setor industrial da China subiu para 50,8 pontos em maio

NOVA YORK - O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial oficial da China para maio atingiu o nível mais alto este ano, mostrando que a indústria do país está se recuperando. O indicador subiu para 50,8 em maio.

A melhora sugere que o crescimento econômico se estabilizou graças às políticas pró-crescimento do governo, mas os dados de alta frequência, incluindo sobre produção de eletricidade, continuam fracos, o que indica que a melhora não é tão ampla, assinalaram em nota os economistas do banco ANZ.

"Em nossa visão, essas medidas de 'miniestímulo' não são suficientes para evitar que a percepção se deteriore novamente", disseram os economistas, acrescentando que ainda acreditam ser necessário cortar as taxas de depósito compulsório para todo o setor bancário. 

Stringer China/Reuters
Vista de Pequim: China é o maior consumidor mundial de energia desde 2009

Apesar do bom resultado da indústria, o subíndice de emprego mais fraco sinalizou cautela na indústria chinesa. O subíndice de emprego do PMI industrial oficial em maio caiu para 48,2, de 48,3 em abril. Ele está abaixo da marca de 50 há dois anos, o que significa que a indústria tem fechado postos.

A leitura mais baixa sobre emprego indica que é preciso mais apoio do governo, disse o banco de investimentos CIMB.

É improvável que Pequim afrouxe amplamente sua política monetária tão cedo, assinalou o CIMB. Em vez disso, o governo deve continuar a contar com flexibilização direcionada e um alargamento dos canais de financiamento para reduzir os custos dos empréstimos para empresas e baixar os níveis de alavancagem, acrescentou o banco.

Fonte: Dow Jones Newswires

  • Tags: