1. Usuário
E&N
Assine o Estadão
assine

Indústria de SP está 9,6% abaixo do seu pico histórico

DANIELA AMORIM - Agencia Estado

14 Março 2014 | 10h 05

Apesar da expansão de 3,5% na produção industrial de São Paulo na passagem de dezembro para janeiro, a indústria do Estado ainda está 9,6% abaixo do seu pico histórico, registrado em março de 2011, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A produção no parque industrial paulista tinha registrado queda de 1,6% em novembro, seguida de recuo de 5,8% em dezembro. "São Paulo acumulou uma perda de 7,3% nesses dois meses", calculou Rodrigo Lobo, pesquisador da Coordenação de Indústria do IBGE. "Então, esse avanço de 3,5% não recupera a queda", acrescentou.

Em janeiro, houve crescimento disseminado entre as atividades do Estado em relação a dezembro. "A gente consegue perceber que diversas atividades encontram-se num patamar acima de dezembro de 2013. Parte desse crescimento foi impactada pelo retorno de trabalhadores de férias coletivas. A gente percebe isso com mais intensidade nas atividades que são mais pesadas, como veículos automotores e máquinas e equipamentos", apontou Lobo.

A atividade de veículos automotores responde por 11,6% da produção da indústria paulista, enquanto o segmento de máquinas e equipamentos pesa 8,7%.