1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Indústria paulista recua 5,1% em janeiro ante 2013 e puxa queda nacional

Daniela Amorim - Agência Estado

14 Março 2014 | 10h 29

Produção industrial em São Paulo caiu 5,1% em janeiro deste ano ante o mesmo mês de 2013

RIO - A queda de 5,1% na produção industrial de São Paulo em janeiro em relação ao mesmo mês de 2013 foi a principal contribuição para o recuo de 2,4% na indústria nacional no mesmo período, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Embora São Paulo não tenha tido a maior magnitude de queda, por ser o maior parque industrial do País, o Estado corrobora para esse movimento do Brasil", explicou Rodrigo Lobo, pesquisador da Coordenação de Indústria do IBGE.

O Estado de São Paulo tem um peso de cerca de 35% no total da indústria nacional. A retração verificada em janeiro ante o mesmo mês do ano anterior foi a terceira taxa negativa consecutiva na região nesse tipo de comparação.

A produção paulista já tinha recuado 0,4% em novembro, seguida de queda de 6,6% em dezembro. "Em dezembro, a queda foi muito acentuada por causa da concessão de férias coletivas, que ocorreu em maior intensidade que em dezembro de 2012", apontou Lobo.

Em relação a janeiro do ano passado, o parque industrial de São Paulo verificou perdas em 14 das 20 atividades pesquisadas. Os maiores impactos foram registrados por veículos automotores (-19,3%), refino de petróleo e produção de álcool (-14,2%), outros produtos químicos (-8,6%), alimentos (-6,4%) e edição, impressão e reprodução de gravações (-8,9%).