PUBLICIDADE

Publicidade

Inovação e ousadia são foco da premiação

Condecoração a empresas e profissionais do mercado de imóveis é iniciativa da Fiabci e do Secovi, entidades do setor

Por Heraldo Vaz
Atualização:

Ousadia, inovações arquitetônicas e soluções urbanísticas, além do crescimento das construções sustentáveis, são destaques de empreendimentos e projetos premiados na 20ª edição do prêmio Master Imobiliário. O evento, promovido pelo Capítulo Brasileiro da Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (Fiabci/Brasil) e o Sindicato da Habitação (Secovi-SP), consagrou os 20 vencedores de 2014 em noite de gala realizada ontem na Sala São Paulo. A relação de todos os premiados está na parte inferior desta e das páginas E6, E8, E10, E18 e E22.Excelência. "O Master chega ao 20° ano, premiando a excelência dos empreendimentos", diz o presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes. "É consagração que todo mundo quer, objeto de desejo do mercado." Segundo ele, o prêmio estimula cada empresa a melhorar seu desempenho, ajuda o mercado a oferecer projetos com inovação e produtos mais bem elaborados. "Tem sido de inestimável valia para o desenvolvimento do setor", declara. O Master é outorgado em duas categorias: Empreendimento, na qual participam todos os tipos de edificações, e Profissional, em que concorrem trabalhos e projetos de profissionais ligados aos diferentes segmentos do setor . O presidente da Fiabci/Brasil, Basilio Jafet, explica que, para concorrer como empreendimento, a obra deve estar concluída, ter sido entregue e alcançado sucesso no seu objetivo. "Quer seja venda, locação ou funcionamento, como no caso de um hotel", diz ele. Neste ano, um prêmio foi para o Brisas do Lago, estreia da Odebrecht Representações no mercado hoteleiro de luxo em Brasília. O segundo tipo - acrescenta - são os projetos profissionais. "Vale qualquer atividade ligada ao mercado, até mesmo um livro", afirma ele, referindo-se à obra Investir em imóveis - Entenda os segredos práticos deste mercado. "Foi um dos contemplados. É muito bacana, porque mostra uma grande abertura."

CONJUNTO 2 SAO PAULO/SP - 04/01/2012 - CONJUNTO / NACIONAL / ITAU - GERAL/JT - Predio do Conjunto Nacional na Avenida Paulista. FOTO: Marcio Fernandes/AE Foto: Marcio Fernandes/AE

PUBLICIDADE

Conjunto da obra.

Existe também o prêmio hors concours. Este não é escolhido pelo júri, formado por sete entidades, mas pelas diretorias da Fiabci e do Secovi. "Deliberamos premiar alguém pelo conjunto da obra, por sua carreira espetacular, ou uma empresa que tenha se destacado, realmente feito a diferença e, com isso, contribuído sobremaneira para o desenvolvimento do mercado imobiliário", conta Jafet.

Neste ano, o escolhido foi a Savoy Imobiliária. "Seu fundador, Hugo Eneas Salomone, está com 84 anos, e nos últimos 60 anos sua atuação foi impressionante, ajudando a modernizar e mudar a cara de São Paulo."

Jafet destaca o case de sucesso do Conjunto Nacional, inaugurado em 1958, localizado na Avenida Paulista.

"Incorporado pela Savoy em 1982, o Conjunto Nacional é uma obra muito à frente do seu tempo. Quem imaginaria 60 anos atrás fazer um empreendimento multiuso? E foi o que aconteceu na época", argumenta, destacando a integração de unidades residenciais e conjuntos comerciais no mesmo prédio. "Sem dúvida foi uma quebra de paradigma brutal."

Ontem, foram agraciados 19 vencedores - nove cases de Empreendimento e dez na categoria Profissional. Segundo os promotores, foram inscritos mais de 70 trabalhos de todo o Brasil.

Publicidade

Entre os premiados deste ano, Jafet destaca projetos de moradia no segmento econômico e retrofits para o setor corporativo e para a área cultural.

Bernardes também fala do crescimento dos chamados prédios verdes. "É mais o conceito de sustentável do que verde. Sustentável envolve o campo ambiental, mas também a questão econômica e social", comenta. "Os empreendimentos precisam ter mecanismos e procedimentos que, além de amigos do meio ambiente, tenham uma lógica econômica. Este é sentido do que é ser sustentável."

Festa.

Com a evolução do prêmio Master, uma cerimônia convencional se transformou em um grande show, explica Jafet. "O comentário é que parece espetáculo da Broadway."

A entrega dos prêmios é entremeada por musicais, com participação de artistas em caraz nas peças de São Paulo e Rio", diz. "O ritmo dinâmico não deixa o espectador se cansar."

A cada ano, a festa escolhe um tema diferente. Nesta edição, foi uma retrospectiva, destacando transformações ocorridas em duas décadas. "Vimos o que mudou na sociedade brasileira e no mercado imobiliário, com um revival de cenas levadas ao palco nas 19 edições anteriores", conta. "Um resumo do que aconteceu nesse período."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.