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iPhone impulsiona boa fase da Apple na China

Dados do governo e consultorias mostram que empresa apresenta bom desempenho, apesar da queda na demanda por smartphones no país

Por Shai Oster
Atualização:

Na China, as vendas de smartphones da Apple, Microsoft e de outras que não usam o sistema operacional Android aumentaram 33% no último trimestre de 2015, de acordo com dados de analistas e do governo, impulsionadas pelas vendas vigorosas de iPhone em seu maior mercado fora dos Estados Unidos.

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Cerca de 24,3 milhões de smartphones que não utilizam software da Google foram comercializados no país entre outubro e dezembro, segundo dados fornecidos pela China Academy of Telecommunications Research, braço de pesquisa do ministério da Indústria e Tecnologia da Informação. O aumento foi confirmado pela consultoria de mercado Marbridge Consulting, que destaca um crescimento equivalente a um terço do volume vendido no mesmo período do ano anterior – a maioria foi iPhones.

“Foi uma surpresa. Não havia um consenso de que a Apple teria um grande sucesso de vendas no quarto trimestre, de modo que isso vai contra o atual sentimento dos investidores”, disse o analista da consultoria Sanford C. Bernstein, Alberto Moel, baseado em Hong Kong.

A expectativa de que as vendas do iPhone seriam ruins derrubaram as ações da Apple e de suas principais concorrentes e fornecedoras, incluindo a Samsung e a Hon Hai Precision Industry. Na semana passada, a Samsung reportou receitas no quarto trimestre abaixo das estimativas dos analistas, o mais recente sinal de que o mercado global de smartphones vem perdendo ímpeto à medida que mercados maduros e a economia chinesa desaceleram.

“Em retrospectiva, 2015 foi um ano deprimente para o setor de hardware de tecnologia”, afirmaram os analistas Steven Pelayo e Lionel Lin, da Global Research, em relatório divulgado em 12 de janeiro. “A demanda fraca resultou de um excesso de oferta em toda a cadeia, com as empresas procurando se desfazer dos estoques excedentes em grande parte do ano.”

Crucial. A China é um componente cada vez mais importante das operações da Apple. Em setembro de 2015, quando a Apple lançou o iPhone 6S e o 6S Plus, 13 milhões de aparelhos foram vendidos no primeiro final de semana. A Apple dobrou sua receita no país no terceiro trimestre de 2015, alcançando US$ 12,5 bilhões.

A companhia tem 28 lojas na China e pretende operar 40 até o meio do ano. “Se realmente contabilizaram boas vendas na China no último trimestre, isto é muito importante para a Apple, especialmente face aos investimentos feitos pela empresa para reforçar sua presença no país”, disse Bryan Ma, analista da empresa de pesquisa da IDC, em Cingapura. Segundo Ma, o segmento de smartphones que não utiliza o sistema Android também inclui plataformas chinesas.

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A demanda na China vem diminuindo depois de anos de crescimento arrasador: as vendas de smartphones devem registrar alta de somente 1% no ano passado, depois de um avanço de 20% em 2014 e 64% em 2013, segundo o IDC. Marcas domésticas como Xiaomi e Huawei entraram nos segmentos médio e alto, disputando com Apple e Samsung uma fatia do mercado.

A Apple informará os resultados financeiros do quarto trimestre de 2015 em 26 de janeiro. A empresa prevê receita recorde, graças à China. /BLOOMBERG/TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO

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