1. Usuário
E&N
Assine o Estadão
assine

Livro mostra 120 anos de história da tecnologia industrial

Economia & Negócios

04 Junho 2014 | 11h 30

Lançamento na sexta-feira, dia 6, terá debate sobre trabalho do Departamento de Engenheria Mecânica da Poli desde a sua fundação

Divulgação
Livro conta 120 anos do Departamento de Engenharia Mecânica da escola Politécnica da USP

SÃO PAULO - A história do desenvolvimento tecnológico da indústria no Brasil está contada no livro 'A Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP', que será lançado nesta sexta-feira, dia 6.

A publicação mostra o trabalho que vem sendo desenvolvido há 120 anos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP).

Desde a sua fundação, a escola tem como missão formar profissionais competentes e prover conhecimento tecnológico para o desenvolvimento econômico e industrial do Brasil.

O livro editado pela Edusp foi produzido pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP para relatar suas contribuições para a sociedade brasileira. 

O lançamento terá uma mesa redonda com a participação de representantes da academia e dos setores público e privado para debater o futuro da engenharia no desenvolvimento da economia, da ciência e da tecnologia no Brasil.

A publicação faz reflexões sobre o trabalho do Departamento de Engenharia Mecânica e sua relação com a Escola Politécnica, desde a criação do curso com a atuação de Paula Souza, a criação da Universidade de São Paulo e o desdobramento em outros dois cursos, engenharia de produção e mecatrônica.

A pesquisa e o ensino no Departamento são analisadas nos três últimos capítulos, e o livro traz também um debate sobre as perspectivas para o futuro.

O prefácio é do professor José Roberto Cardoso e apresentação dos professores Ronaldo de Breyne Salvagni, Celso Pupo Pesce e Jurandir Itizo Yanagihara.

A mesa redonda do lançamento será aberta pelo diretor da Escola Politécnica da USP, José Roberto Castilho Piqueira. Entre os convidados confirmados, esntão o ex-ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o ex-vice-presidente de Engenharia de Produtos para América do Sul da GM, Pedro Manuchakian, o Diretor das FATECs de Sorocaba e São Roque, Antonio Carlos de Oliveira, e do Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Prysmian, Carlos Alberto Godinho.

A mediação do debate será feita pelo professor Ronaldo de Breyne Salvagni, coordenador do Centro de Engenharia Automotiva da Poli/USP.

SERVIÇO:

Lançamento do livro: 'A Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP e suas contribuições para a sociedade brasileira

Dia: 06 de junho, sexta-feira

Hora: 09 às 12h

Local: Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica, Av. Prof. Mello Moraes 2231 - Cidade Universitária, São Paulo

Informações: (11) 3091-5355 ou amasilva@usp.br

O evento é gratuito e aberto aos interessados