1. Usuário
E&N
Assine o Estadão
assine

Livro mostra 120 anos de história da tecnologia industrial

Economia & Negócios

04 Junho 2014 | 11h 30

Lançamento na sexta-feira, dia 6, terá debate sobre trabalho do Departamento de Engenheria Mecânica da Poli desde a sua fundação

Livro conta 120 anos do Departamento de Engenharia Mecânica da escola Politécnica da USP
Livro conta 120 anos do Departamento de Engenharia Mecânica da escola Politécnica da USP

SÃO PAULO - A história do desenvolvimento tecnológico da indústria no Brasil está contada no livro 'A Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP', que será lançado nesta sexta-feira, dia 6.

A publicação mostra o trabalho que vem sendo desenvolvido há 120 anos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP).

Desde a sua fundação, a escola tem como missão formar profissionais competentes e prover conhecimento tecnológico para o desenvolvimento econômico e industrial do Brasil.

O livro editado pela Edusp foi produzido pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP para relatar suas contribuições para a sociedade brasileira. 

O lançamento terá uma mesa redonda com a participação de representantes da academia e dos setores público e privado para debater o futuro da engenharia no desenvolvimento da economia, da ciência e da tecnologia no Brasil.

A publicação faz reflexões sobre o trabalho do Departamento de Engenharia Mecânica e sua relação com a Escola Politécnica, desde a criação do curso com a atuação de Paula Souza, a criação da Universidade de São Paulo e o desdobramento em outros dois cursos, engenharia de produção e mecatrônica.

A pesquisa e o ensino no Departamento são analisadas nos três últimos capítulos, e o livro traz também um debate sobre as perspectivas para o futuro.

O prefácio é do professor José Roberto Cardoso e apresentação dos professores Ronaldo de Breyne Salvagni, Celso Pupo Pesce e Jurandir Itizo Yanagihara.

A mesa redonda do lançamento será aberta pelo diretor da Escola Politécnica da USP, José Roberto Castilho Piqueira. Entre os convidados confirmados, esntão o ex-ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o ex-vice-presidente de Engenharia de Produtos para América do Sul da GM, Pedro Manuchakian, o Diretor das FATECs de Sorocaba e São Roque, Antonio Carlos de Oliveira, e do Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Prysmian, Carlos Alberto Godinho.

A mediação do debate será feita pelo professor Ronaldo de Breyne Salvagni, coordenador do Centro de Engenharia Automotiva da Poli/USP.

SERVIÇO:

Lançamento do livro: 'A Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP e suas contribuições para a sociedade brasileira

Dia: 06 de junho, sexta-feira

Hora: 09 às 12h

Local: Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica, Av. Prof. Mello Moraes 2231 - Cidade Universitária, São Paulo

Informações: (11) 3091-5355 ou amasilva@usp.br

O evento é gratuito e aberto aos interessados