1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Lucro da Total no 2T14 sofreu impacto negativo, diz CEO

Agência Estado

05 Julho 2014 | 20h 49

As margens fracas de refino pesaram sobre o lucro do segundo trimestre da petrolífera francesa Total, afirmou neste sábado o diretor executivo da companhia, Christophe de Margerie. "Há notícias de que as margens de refino foram extremamente fracas no segundo trimestre, o que terá um impacto sobre o lucro, assim como aconteceu no primeiro trimestre", declarou.

Entre janeiro e março, a companhia registrou uma queda de 10% em seu lucro ajustado. Em 2013, o recuo no lucro da empresa foi de 31%, devido às fracas condições do mercado europeu, onde as margens do refino caíram devido ao menor consumo e à concorrência com refinarias com preços mais competitivos nos Estados Unidos e no Oriente Médio.

O executivo disse que a Total está trabalhando para tornar seu negócio de refino mais eficiente e rentável, criando sinergia com os negócios petroquímicos da companhia. Segundo ele, a petrolífera não tem qualquer plano para fechar ou vender refinarias no momento.

Na avaliação de De Margerie, o preço do petróleo tem se mantido estável em uma média de US$ 110 o barril ao longo dos últimos três anos, com a oferta e a demanda também equilibradas. Segundo ele, os recentes aumentos de preço relacionados à instabilidade política e à violência no Iraque e Líbia foram movimentos pontuais. Fonte: Dow Jones Newswires.