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Mabe compra a BSH Continental

Com a aquisição, grupo mexicano assume a segunda posição no mercado brasileiro de linha branca

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Por Márcia De Chiara
Atualização:

A mexicana Mabe, dona das marcas GE e Dako de fogões, geladeiras e máquinas de lavar, comprou as operações da alemã BSH Continental no Brasil. Luis Berrondo, presidente mundial da Mabe, já está no Brasil para anunciar hoje oficialmente o negócio. Com a aquisição, a Mabe passará da terceira posição, com 16% do mercado de linha branca , para a vice-liderança, com 25%. Fica atrás apenas da Whirlpool, que detém 40% das vendas com as marcas Brastemp e Consul. A Electrolux cai para a terceira posição com 21% do mercado. A intenção da Mabe é manter as marcas da empresa adquirida. O negócio apressa a meta traçada por Berrondo. Em agosto do ano passado, quando esteve no Brasil, ele disse ao Estado que pretendia conquistar entre 25% a 30% do mercado de eletrodomésticos nos próximos cinco anos. Menos de um ano depois, ele atingiu o desejado. Na época, o presidente mundial da Mabe justificou o interesse pelo Brasil destacando que o mercado da América Latina é o que mais vai crescer nos próximos anos por causa do tamanho da população e do potencial de consumo da nova classe média. As negociações para a compra da BSH Continental ocorrem desde o ano passado, quando a companhia alemã resolveu se desfazer a operação brasileira. A decisão de sair do País foi tomada porque a empresa não conseguiu resultados satisfatórios com as exportações, que representavam a metade da operação da companhia no Brasil. "O modelo da empresa era exportador e foi prejudicado primeiro pela baixa do dólar e agora pela falta de demanda por eletrodomésticos no mercado externo. A crise foi o catalisador do negócio", diz uma fonte. Além da Mabe, a Esmaltec, fabricante de fogões, do Ceará, disputou a compra da BSH Continental na reta final da conclusão do negócio. A Semp Toshiba também chegou a olhar a compra da BSH, mas resolveu adiar seu plano de expansão em linha branca. Para a Mabe, a aquisição da BSH Continental é estratégica, especialmente por causa do segmento de fogões, que é o ponto forte da BSH Continental. INVESTIMENTOS Desde 2003 no País, quando comprou a Dako, a mexicana Mabe já investiu US$ 150 milhões, sem considerar a nova aquisição. No ano passado, Berrondo disse que pretendia aplicar pelo menos mais US$ 30 milhões no Brasil nos próximos anos. Certamente, essa cifra inclui o desembolso feito para levar a BSH Continental. Com a aquisição, a Mabe ficará com quatro fábricas deeletrodomésticos no Brasil, todas no interior do Estado de São Paulo. São duas unidades em Hortolândia, uma em Itú e outra em Campinas. Fundada em 1946, a Mabe é a maior fabricante de linha branca da América Latina. Em 2007 faturou US$ 4,5 bilhões, com 18 fábricas espalhadas pelo continente. No Brasil, obteve no ano passado uma receita de cerca de R$ 1,4 bilhão. Em recente entrevista, o presidente da Mabe para o Mercosul, Patricio Mandizabal, contou que as unidades de produção estavam a todo vapor em razão da queda do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca. COLABOROU MARIANA BARBOSA

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