1. Usuário
E&N
Assine o Estadão
assine

Mercados asiáticos avançam na esteira de recorde em Wall St

LISA TWARONITE - REUTERS

22 Agosto 2014 | 07h 45

O índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão chegou perto da máxima de seis anos e meio nesta sexta-feira e caminhava para uma alta na semana, depois que dados econômicos positivos dos Estados Unidos levaram a outro fechamento recorde em Wall Street.

Ainda assim, investidores estavam cautelosos antes do discurso da chair do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, Janet Yellen, no encontro anual de autoridades de bancos centrais em Jackson Hole, que será examinado em busca de qualquer novo sinal sobre o momento em que a taxa de juros dos EUA será elevada.

Às 7h38 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão avançava 0,56 por cento, rumo a um avanço semanal de cerca de 0,9 por cento e a poucos pontos de sua máxima de 30 de julho, que foi o nível mais alto desde janeiro de 2008.

O índice japonês Nikkei anulou ganhos anteriores e fechou em queda de 0,3 por cento, quebrando sua sequência de nove sessões de alta mas ainda marcando uma robusta alta de 1,4 por cento na semana.

Dados dos EUA divulgados na quinta-feira mostraram que as revendas de moradias subiram para uma máxima de 10 meses em julho, a atividade industrial na região do Meio-Atlântico atingiu seu nível mais alto desde março de 2011 em agosto, e um termômetro da atividade econômica futura cresceu de maneira sólida no mês passado.

Os dados impulsionaram as ações norte-americanas, com o índice S&P 500 fechando a um novo recorde.