1. Usuário
E&N
Assine o Estadão
assine

Ministro da Agricultura anuncia R$650 mi para trigo e algodão

REUTERS

04 Setembro 2014 | 19h 23

Serão destinados 200 milhões de reais para Aquisição do Governo Federal (AGF) de trigo, por meio da qual o governo acumula estoques

Ernesto Rodrigues/Estadão
O governo destinará também R$ 300 milhões para a realização de leilão de Pepro de algodão, segundo nota divulgada pelo Ministério da Agricultura

O governo federal destinará 650 milhões de reais para apoio à comercialização de algodão e trigo, anunciou nesta quinta-feira o ministro da Agricultura, Neri Geller, durante feira agropecuária no Rio Grande do Sul.

Serão destinados 200 milhões de reais para Aquisição do Governo Federal (AGF) de trigo, por meio da qual o governo acumula estoques, além de 150 milhões de reais para leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) do cereal.

O governo destinará também 300 milhões de reais para a realização de leilão de Pepro de algodão, segundo nota divulgada pelo Ministério da Agricultura nesta quinta-feira.

Tais operações visam dar sustentação aos preços dos produtos, quando as cotações caem abaixo do mínimo de garantia de custos em determinadas regiões.

O Pepro garante ao produtor a diferença entre o valor obtido no mercado e os valores mínimos definidos pelo governo.

Na véspera, em outro movimento para apoiar os produtores, o governo brasileiro anunciou que comprará até 1,2 milhão de toneladas de milho no mercado local, por meio de AGF, num momento em que os preços domésticos estão nas mínimas de quatro anos. [nL1N0R50SI]

"O nosso produtor pode ficar tranquilo. O preço caiu abaixo do preço mínimo e o governo está fazendo a intervenção no momento certo", disse Geller, em nota.

Na próxima quinta-feira, o governo fará um leilão de Pepro de milho para a venda e escoamento de 1,8 milhão de toneladas.

(Por Roberto Samora)