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Morre Júlio Ribeiro, fundador da agência Talent

Publicitário é considerado uma das referências da área de planejamento da publicidade brasileira e estava em atividade desde o fim dos anos 1950

Por Fermando Scheller
Atualização:

O publicitário Júlio Ribeiro, fundador da agência Talent (hoje Talent Marcel), morreu na madrugada desta sexta-feira, 2, vítima de um AVC. Ribeiro, que tinha 84 anos, era considerado um dos grandes nomes da publicidade brasileira, com uma carreira iniciada nos fim dos anos 1950, quando ingressou na McCann Erickson. Passou também por empresas como MPM e Alcântara Machado, antes de fundar a Talent, em 1980.

Embora tenha atuado em todas as áreas da publicidade, Ribeiro ficou conhecido pela maestria na área de planejamento. Segundo Washington Olivetto, que trabalhou com o publicitário no início de carreira, receber um planejamento de Ribeiro era como ter uma campanha praticamente pronta. “Bastava ler o que ele havia escrito para achar o caminho a seguir. Isso porque, além de um grande planejador, era também um excelente redator.”

Embora tenha atuado em todas as áreas da publicidade, Ribeiro ficou conhecido pela maestria na área de planejamento Foto: Divulgação Talent

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Olivetto afirma ainda que, ao lado dos fundadores da DPZ (Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza), Ribeiro foi a pessoa que mais lhe ensinou na publicidade. “Além disso, era um homem de um comportamento e uma ética sem pares”, disse ele ao Estado nesta sexta-feira. “Quando decidi sair da DPZ para montar minha própria agência, a W/Brasil, o Júlio foi a primeira pessoa a me dar um telefonema de apoio. E isso em uma época em que já tinha a Talent.”

Segundo Olivetto, trata-se de uma grande perda para a publicidade brasileira. “Eu diria que, neste momento, sob o ponto de vista do talento e do comportamento, a publicidade brasileira estava precisando – e muito – do Júlio Ribeiro.”

Carreira. No mercado há 38 anos, a Talent foi a agência responsável por campanhas como “Não é assim uma Brastemp”, “Bonita camisa, Fernandinho” e “Pergunta lá no Posto Ipiranga”, entre outras. Ribeiro trabalhou na agência até dezembro de 2014. No início de 2015, voltou a empreender, fundando uma nova empresa, a JRP - Júlio Ribeiro Planejamento, que ainda estava em operação.

Ribeiro recebeu o prêmio “Líder Empresarial” da Gazeta Mercantildurante quatro anos consecutivos. Também por quatro anos, ganhou o prêmio Caboré, considerado o mais importante da propaganda brasileira. Em 2012, recebeu da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) o prêmio “Ícones da Comunicação”. Foi ainda autor de seis livros sobre técnicas de publicidade e marketing.

“Nós, colegas de Júlio Ribeiro na Talent e hoje inspirados pelas suas lições na Talent Marcel, lamentamos profundamente o seu falecimento. Júlio Ribeiro é um dos pilares de um mercado publicitário sério, especialista, ético e criativo no Brasil. Suas palavras e atos serão ouvidos para sempre", afirmou, em nota, a agência Talent, nesta sexta-feira.

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O enterro será realizado nesta sexta-feira, às 17h, no Cemitério de Morumby.

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