AVAL DOS BANCOS
Na comparação com o segundo trimestre, contudo, as vendas contratadas da MRV recuaram 3,4 por cento, com os lançamentos caindo 11,8 por cento.
A velocidade de vendas medida pelo indicador VSO (vendas sobre oferta) foi de 26 por cento no período, repetindo desempenho do trimestre anterior e ficando abaixo do patamar de 28 por cento em igual etapa do ano passado.
À Reuters, Menin afirmou que o desempenho trimestral acabou sendo afetado pelo aumento das vendas simultâneas, fechadas apenas mediante aprovação de crédito. Mais demoradas, elas passaram a responder por 42,8 por cento do total, ante apenas 3,5 por cento um ano antes e 16,5 por cento no segundo trimestre.
"Uma boa parte das vendas não aconteceram em função dessa morosidade: é um processo mais complexo, que depende da aprovação do crédito do cliente pelo banco", disse Menin, acrescentando que apesar de mais lenta, essa é uma venda "mais garantida".
Em setembro, as vendas simultâneas chegaram perto de 60 por cento do total, afirmou o executivo, que estima que o novo processo deverá estar plenamente implantado no começo de 2015.
Questionado sobre a perspectiva de melhoria nos cancelamentos registrados pela empresa em função da iniciativa, Menin afirmou que "a partir de algum trimestre do ano que vem a gente começa a ver número cadente, chegando perto de patamar de um dígito no fim de 2015 e começo de 2016".
O percentual de distratos sobre vendas da MRV foi de 27,1 por cento no segundo trimestre, segundo último dado publicado pela companhia.