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Nestlé e Coca-Cola encerram parceria de chá gelado Nestea

Produto sofre com a concorrência e a mudança nos hábitos de consumo; bebida foi reformulada e tradicional Nestea será vendido separadamente pelas marcas em alguns países

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Por Redação
Atualização:

ZURIQUE/LONDRES - A Nestlé e a Coca-Cola concordaram em encerrar sua joint venture de chá gelado Nestea depois de 15 anos e buscar estratégias separadas no mercado de bebidas engarrafadas, que passa por rápida mudança.

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Cada companhia detém participação de 50% na joint venture, que foi criada em 2001 e deve ser encerrada em 1º de janeiro de 2018. Com o fim da parceria, a Nestlé vai conceder à Coca-Cola uma licença para produzir e distribuir o Nestea em sete países, incluindo Canadá e Espanha. No fim de janeiro, a Nestlé lançou nos EUA a nova versão do Nestea, que não contém xarope de milho rico em frutose, corantes ou sabores artificiais.

As empresas formaram a Beverage Partners Worldwide em 2001 para vender o Nestea em todo o mundo, mas a marca enfrentou a concorrência feroz do chá gelado Lipton, que é vendido por um empreendimento entre a Unilever e PepsiCo.

 Foto: Denis Balibouse/Reuters

Os consumidores também estão se afastando de bebidas engarrafadas adoçadas e se voltando para a água devido a preocupações sobre saúde e meio ambiente. A Nestlé anunciou uma renovação da marca Nestea no mês passado, mudando sua fórmula e embalagem. 

"O mercado de chás prontos para beber evoluiu, e a Nestlé acredita que é o momento certo de desenvolver o Nestea independentemente", disse a empresa na sexta-feira, anunciando o fim do empreendimento.

A Nestlé informou que a Coca-Cola manterá uma licença para produzir e vender o Nestea no Canadá, Espanha, Portugal, Andorra, Romênia, Hungria e Bulgária.

A divisão Nestlé Waters, que gerencia a marca em vários países, incluindo os Estados Unidos, também gerenciará a Nestea em países europeus não afetados pelos acordos de licenciamento com a Coca-Cola./COM DOWJONES NEWSWIRES E REUTERS

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