PUBLICIDADE

Publicidade

Norte-americanos e britânico-cipriota ganham Nobel de Economia

Trabalho explica como as políticas regulatórias afetam o desemprego, vagas de emprego e salários

Por Reuters
Atualização:

Dois norte-americanos e um cipriota-britânico ganharam o Prêmio Nobel de Economia 2010 por um trabalho que explica como as políticas e normas regulatórias afetam o desemprego, vagas de emprego e salários, anunciou nesta segunda-feira o comitê encarregado da premiação.

PUBLICIDADE

A Real Academia Sueca de Ciências informou que o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,5 milhão) vai para Peter Diamond, Dale Mortensen e Christopher Pissarides "por suas análises de mercados". O Nobel de Economia, cujo nome oficial é Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi criado em 1968. Ele não é parte do grupo original de prêmios criado pela vontade de Nobel, magnata da dinamite, em 1895.

Com o anúncio do Nobel de Economia, foram finalizadas as nomeações dos prêmios de mais prestígio. Todos serão entregues em 10 de dezembro, em cerimônias paralelas em Estocolmo - para os correspondentes ao âmbito cientista, econômico e de Literatura - e em Oslo - Nobel da Paz.

Na última segunda-feira, 4, o britânico Robert G. Edwards foi agraciado com o prêmio de Medicina. Na terça-feira, os russos Andre Geim e Konstantin Novoselov ficaram com o prêmio de Física. Na quarta-feira, o Nobel de Química foi anunciado para o americano Richard Heck e os japoneses Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki. Um dia depois, o peruano Mario Vargas Llosa foi nomeado para o prêmio de Literatura. O Nobel da Paz ficará a cargo do dissidente chinês Liu Xiobo, que está preso.

(Com Efe)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.