PUBLICIDADE

Publicidade

Outras montadoras chinesas terão fábrica no Brasil

As companhias JAC, Foton, Sinotruk, Metro-Schacman e BYD anunciaram plantas no território nacional

Por
Atualização:
Modelo da JAC Motors comercializado no Brasil Foto: Epitácio Pessoa/Estadão

Pelo menos outras cinco montadoras chinesas estão construindo ou anunciaram fábricas no País: a JAC, que também produzirá automóveis, as marcas de caminhões Foton, Sinotruk e Metro-Schacman, e a BYD, que inicialmente fará ônibus elétricos.

O ministro do Desenvolvimento, Mauro Borges, informa que, em dois anos, o País terá capacidade instalada para cerca de 6,5 milhões de veículos. Caso toda essa capacidade fosse usada, o Brasil teria potencial para se tornar o quarto maior produtor mundial de veículos. Em 2013, com 3,7 milhões de veículos produzidos, o País ocupou a sétima posição no ranking global.

Para 2014, a previsão da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é de uma queda de 10% nesse volume em razão do declínio nas vendas internas e nas exportações.

Até quarta-feira, foram vendidos no mercado brasileiro 2,198 milhões de veículos (incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus), volume 9% inferior ao de igual período de 2013.

Só neste mês, as vendas somam, até quarta-feira, 240,5 mil unidades, com melhora de 1,6% em relação a julho mas 12,4% menor que o volume registrado no mesmo mês do ano passado.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.