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Parada de Taipas terá shopping de R$ 300 mi

Cantareira Norte Shopping será o único empreendimento lançado na cidade de São Paulo neste ano

Foto do author Márcia De Chiara
Por Márcia De Chiara
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Enquanto empreendedores de shoppings adiam parte das inaugurações programadas para este ano por causa da desaceleração de vendas, há empresários que mantêm planos de investimentos. Nesta semana, está sendo lançado o Cantareira Norte Shopping, o único empreendimento do setor colocado à venda na cidade de São Paulo em 2014, segundo Claudio Sallum, sócio da Lumine, empresa que tem participação no projeto. A informação é confirmada por Milton Fontoura, diretor do Grupo de Estudos Urbanos (GEU), empresa especializada em projetos de avaliação de mercado para shoppings. A Associação Brasileira de Shoppings não pesquisa a quantidade de lançamentos, apenas as inaugurações. A previsão inicial para este ano era inaugurar 40 shoppings no País. Mas foram abertos 9 e há 16 para serem entregues até dezembro. Com isso, sobraram 15 para 2015 que, somadas às inaugurações inicialmente programadas para o ano que vem, o total de novos shoppings chegará a 38. "É muita coisa e reflete o otimismo que existia no varejo nos últimos anos", explica o consultor especializado em shoppings, Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&BW. Apesar da freada do mercado, Sallum não se vê na contramão de seus pares. Em São Paulo, o maior mercado do País, há segundo ele, espaço para mais shoppings. Mas uma combinação desfavorável de fatores tem brecado o deslanche de novos projetos. Entre esses fatores, ele aponta a demora na aprovação dos projetos e, especialmente, a dificuldade de encontrar terreno adequado numa região onde há demanda insatisfeita. "Não estou preocupado. Faltam shoppings na região do nosso empreendimento", afirma Sallum. O novo shopping está sendo erguido numa área de 75 mil metros quadrados (m²), no terreno de uma antiga fábrica do grupo francês Saint-Gobain, localizado no bairro de Parada de Taipas, na zona noroeste da capital paulista. "É uma área isolada no limite da Serra da Cantareira." Deficiência. A área de atuação do shopping abrange os bairros de Perus, Jaraguá, Brasilândia, Pirituba, Freguesia do Ó, além de municípios vizinhos de Franco da Rocha, Caieiras e Francisco Morato. Só essas três cidades juntas têm uma população de 500 mil habitantes, predominantemente de classe C que, além de não ter shoppings num raio de 10 quilômetros de casa, conta com um comércio de rua deficiente. Essa fórmula, segundo Sallum, garante o sucesso. "Não se trata de mais um shopping para o morador dos Jardins, mas um empreendimento para quem não tem nada perto de casa num padrão da Marginal Pinheiros", observa. O sucesso do empreendimento, com inauguração prevista para novembro de 2015 e investimento de R$ 300 milhões, partilhado entre a empresa Lumine, um grupo de investidores de fora do setor de shoppings e o aporte feito por lojistas, já é visível, afirma Sallum. Das 220 lojas colocadas à venda, 70 foram comercializadas, das quais quatro âncoras importantes: Lojas Riachuelo, C&A, Besni e Lojas Americanas. O empresário não revela o preço do m², alegando que o valor depende do segmento. "Trata-se de um preço bom, compatível com o que lojista vai vender", diz. A expectativa de faturamento do shopping para o primeiro ano de funcionamento varia entre R$ 25 milhões e R$ 30 milhões por mês e o empreendimento deve se pagar num prazo de oito a dez anos.

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