Publicidade

Petrobrás detecta ruptura em coluna de plataforma na Bacia de Santos

Estimativa é que 160 barris de petróleo vazaram; estatal diz que petróleo não chegará à costa

Por Agência Estado
Atualização:

SÃO PAULO - A Petrobrás informa que às 8h30 desta terça-feira foi detectado um rompimento na coluna de produção do navio-plataforma FPWSO Dynamic Producer, que está localizado a cerca de 300 quilômetros da costa do Estado de São Paulo em local onde a profundidade é 2.140 metros. Este navio-plataforma realiza o Teste de Longa Duração (TLD) de Carioca Nordeste, no pré-sal da Bacia de Santos. As causas do acidente estão sendo investigadas.

PUBLICIDADE

"O poço encontrava-se em produção com um sistema de monitoramento e registro contínuo. Após o rompimento, o sistema de segurança fechou automaticamente o poço. O poço encontra-se fechado e em condições seguras", afirma a estatal, em comunicado.

Uma estimativa preliminar da companhia aponta a possibilidade de terem vazado 160 barris de petróleo. Segundo a Petrobrás, não há possibilidade do petróleo chegar à costa brasileira.

A empresa afirma que acionou imediatamente o seu Plano de Emergência. "Foram mobilizados todos os recursos necessários para o recolhimento do petróleo no mar e do petróleo residual da parte superior da coluna."

A companhia já comunicou oficialmente a ocorrência à Marinha do Brasil, IBAMA e Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.