PUBLICIDADE

Publicidade

Petrobrás fecha escritório em Tóquio por causa de racionamento de energia

Para viabilizar operações, estatal vai transferir parte de suas atividade para Okinawa 

Por Kelly Lima e da Agência Estado
Atualização:

A Petrobrás informou nesta quarta-feira, 16, que seu escritório em Tóquio está fechado temporariamente, devido ao racionamento de energia na cidade. Para viabilizar a continuidade das operações, a companhia vai transferir algumas de suas atividades para Okinawa, ilha a Sudoeste do Japão, a cerca de 1600 quilômetros de Tóquio. Em Okinawa está localizada a refinaria Nansei Sekiyu, de propriedade da estatal. A Petrobrás conta com cerca de 20 empregados brasileiros no Japão, que estão em Okinawa. Segundo a companhia, a refinaria está operando normalmente.

PUBLICIDADE

A refinaria tem capacidade para produzir 100 mil barris por dia.Na área, a Petrobrás também conta com um terminal de petróleo e derivados para armazenamento de 9,6 milhões de barris, três piers com potencial para receber navios de produtos de até 97.000 tbp e uma monobóia de carregamento para navios petroleiros do tipo Very Large Crude Carrier (VLCC) de até 280.000 tbp.

A Petrobrás possui participação de 87,5% na unidade, adquirida em 2007 da TonenGeneral Sekiyu, subsidiária da companhia americana ExxonMobil. Outros 12,5% pertencem à trading Sumitomo Corporation.

No ano passado, a Sumitomo anunciou a intenção de vender sua parte, a Petrobrás chegou a informar ao mercado que analisaria a possibilidade, mas não informou posteriormente o avanço das negociações.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.