Publicidade

Petrobrás identifica indício de óleo na Bacia do ES

Estatal não forneceu mais detalhes sobre descoberta

Por Kelly Lima e da Agência Estado
Atualização:

A Petrobrás informou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) que descobriu indícios de óleo no bloco BM-ES-22, que mantém em parceria com a mineradora Vale na Bacia do Espírito Santo. De acordo com o registro do indício - que não fornece mais detalhes sobre o óleo encontrado no local - a descoberta ocorreu a 2.153 metros na área do ES-EM-527.

PUBLICIDADE

O bloco havia sido adquirido pela Petrobrás na sexta rodada de licitações de blocos de petróleo da ANP, em 2004. Mas em março do ano passado, a estatal vendeu 25% deste bloco para a Vale. O bloco BM-ES-22 engloba três áreas (ES-M-466, ES-M-468 e ES-M-527). Não havia sido registrada descoberta nos demais. Na mesma região a Vale possui 10% do vizinho BM-ES-21, operado pela Petrobrás em parceria com a espanhola Repsol.

A Vale entrou no setor de energia em rodada de licitações ocorrida em 2007. Comprou nove blocos na licitação, todos em parceria com a Petrobrás. Desde então comprou participações em outros blocos especialmente na Bacia de Campos, e possui hoje um total de 23 blocos agrupados em 14 concessões offshore, além de duas concessões onshore na bacia do Parnaíba (MA).

Entre as áreas adquiridas, a Vale conta com participação em duas áreas que já tiveram descobertas, Panoramix e Vampira, ambas na Bacia de Santos e operadas pela Repsol.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.