1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Pré-sal fará do Brasil o maior produtor de plataformas do século, diz Dilma

Gustavo Porto e Beatriz Bulla, da Agência Estado

17 Dezembro 2013 | 16h 37

Presidente afirmou em inauguração de plataforma em Pernambuco que outros 6 navios sondas e 19 grandes navios já foram encomendados para o estaleiro Atlântico Sul  

SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira, 17, na cerimônia de inauguração da plataforma P-62, no Complexo Portuário de Suape, em Ipojuca (PE), que outros seis navios sondas e 19 grandes navios já estão encomendados para o estaleiro Atlântico Sul.

De acordo com a presidente, "com a exploração do pré-sal, o País se tornará o maior produtor de plataformas do século 21".

Dilma revelou também que um sétimo navio sonda poderá ser produzido no estaleiro e que, além da P-62, outros três grandes navios já foram construídos na unidade pernambucana.

"O Brasil vai precisar de muita plataforma daqui pra frente. A gente tem de pensar grande, do tamanho do Brasil", disse Dilma.

A plataforma é a primeira dessa modalidade realizada em Ipojuca. Ela demorou três anos para ser construída e terá capacidade de produzir 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás quando estiver em operação no Campo de Roncador, na Bacia de Campos (RJ).