PUBLICIDADE

Publicidade

Procurador de NY investiga se 8 bancos enganaram agências de rating

Goldman Sachs, Morgan Stanley, Citigroup e Merrill Lynch estão entre as instituições suspeitas, segundo o NYT

Por Clarissa Mangueira e da Agência Estado
Atualização:

O procurador-geral do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, está investigando oito bancos para determinar se eles forneceram às agências de classificação de risco informações falsas a fim de aumentar os ratings dos ativos hipotecários, afirmou o jornal The New York Times, citando duas pessoas com conhecimento da investigação.

 

PUBLICIDADE

Os bancos que estão sendo investigados são Goldman Sachs, Morgan Stanley, UBS, Citigroup, Credit Suisse, Deutsche Bank, Crédit Agricole e Merrill Lynch - que agora pertence ao Bank of America Corp. -, de acordo com o jornal.

O NYT afirmou que as agências que fizeram a avaliação dos ratings dos ativos hipotecários são Standard & Poor's, Fitch Ratings e Moody's Investors.

Os porta-vozes do Morgan Stanley, Credit Suisse e Deutsche Bank não quiseram comentar o assunto, enquanto os outros bancos não responderam imediatamente aos pedidos de comentários, afirmou o jornal.

De acordo com o NYT, o porta-voz do Goldman Sachs, Samuel Robinson, disse que "qualquer sugestão de que o Goldman Sachs influenciou indevidamente as agências de rating não tem fundamento. Nós confiamos na independência dos processos de avaliações da agências e dos ratings atribuídos por elas". As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.