1. Usuário
E&N
Assine o Estadão
assine

Produção de cerveja em maio sobe 16,2%, diz CervBrasil

GABRIELA VIEIRA - Agência Estado

10 Junho 2014 | 15h 56

Impulsionada pela estimativa de maior demanda durante a Copa do Mundo, a produção de cerveja no Brasil registrou crescimento de 16,2% em maio na comparação com igual mês do ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), que congrega as quatro maiores indústrias do País (Ambev, Petrópolis, Brasil Kirin e Heineken). Os dados da entidade, com base nos números do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) da Receita Federal, apontam ainda para uma expansão de 12,5% no acumulado do ano ante mesmo período de 2013.

Em maio, o volume de cerveja produzido totalizou 1,1 bilhão de litros, alta de 1,8% em relação à produção de abril. Em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, no mês passado, o diretor executivo da Associação, Paulo de Tarso Petroni, estimou que o Mundial pode aumentar de 15% a 20% as vendas de cerveja durante o período. "Com a Copa teremos mais um mês de verão no ano. Vamos substituir um mês ruim de vendas por um mês de alto consumo de cervejas", explicou Petroni.

De acordo com a CervBrasil, além da expectativa da realização do evento esportivo, o bom desempenho do setor reflete ainda os resultados do primeiro trimestre. De janeiro a março, a produção nacional de cerveja cresceu 10,6% frente ao três primeiros meses do ano passado, resultado puxado pelas elevadas temperaturas do verão e pelo carnaval tardio.