1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Produção de etanol atinge recorde nos EUA com alta no custo da gasolina

REUTERS

18 Junho 2014 | 13h 24

A produção de etanol nos Estados Unidos cresceu pela sexta semana consecutiva, para um patamar recorde, mostraram dados do governo nesta quarta-feira, com os preços da gasolina em alta aumentando a demanda pelo biocombustível.

A produção de etanol no país subiu 28 mil barris por dia (bpd), alta de aproximadamente 3 por cento, para uma média de 972 mil bpd na semana encerrada em 13 de junho, segundo a Administração de Informações de Energia (AIE).

A produção ultrapassou o recorde anterior, de 963 mil bpd, alcançado na última semana de 2011.

Apesar da produção elevada, uma forte demanda apertou os estoques de etanol, que caíram 572 mil barris, para 17,85 milhões de barris, menor patamar em três semanas.

Produtores do biocombustíveis estão embolsando lucros quase recordes, já que o preço do milho, principal matéria-prima do etanol nos EUA, está perto da mínima de quatro meses.

Enquanto isso, os contratos futuros da gasolina mantiveram-se com um prêmio de cerca de 1 dólar por galão sobre os futuros do etanol em junho, tornando o etanol atrativo para distribuidores de combustíveis no momento inicial da temporada de viagens do verão no país.

(Por Michael Hirtzer, em Chicago)