PUBLICIDADE

Publicitário Agnelo Pacheco morre em SP aos 70 anos

Criador de uns dos slogans mais conhecidos da publicidade brasileira, ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Morreu, na noite de quarta-feira, 11, aos 70 anos, o publicitário Agnelo Pacheco. Dono da agência que leva seu nome, Pacheco estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, onde também ocorreu o velório. A cerimônia de cremação ocorreu na quinta-feira, 12.

PUBLICIDADE

Criador de uns dos slogans mais conhecidos da publicidade brasileira: “Tomou Doril, a dor sumiu”, Pacheco deixa a esposa, quatro filhos e quatro netos.

Nascido no Rio de Janeiro, Agnelo passou a infância e adolescência em Belo Horizonte, onde começou carreira de ator. Formou-se em comunicação e direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e ingressou em publicidade no início dos anos 1970, pela agência Norton. Sua primeira campanha relevante foi a do parque de diversões Playcenter. Em 1979, foi transferido pela Norton para São Paulo como diretor nacional de criação da agência e sua carreira deslanchou, recebendo diversos prêmios internacionais.

Pacheco foi o primeiro publicitário, no Brasil, a ganhar o Clio Awards Mundial para televisão, em 1980, com o filme de lançamento do Pneu Tropical. “Quando ele saiu da Norton, em 1985, para tirar um ano sabático, os clientes da agência não deixaram. Ele abriu a própria agência (a Agnelo Pacheco Publicidade)”, disse Lucas Pacheco, irmão do publicitário.

“Temos de prestar homenagens a criativos que imortalizam campanhas e produtos. Agnelo criou uma frase que o Brasil inteiro repete por décadas, que é o slogan de Doril, e apenas isto já mereceria meu respeito”, disse ontem ao Estado João Livi, presidente da Talent Marcel.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.