Nubank
Nubank

Salário poderá ser transferido para conta em startups como PayPal e Nubank

Decisão do Conselho Monetário Nacional também anunciou mudanças para facilitar portabilidade das 'contas salário'; novas regras entram em vigor 1º de julho

Eduardo Rodrigues e Fernando Nakagawa, O Estado de S.Paulo

22 Fevereiro 2018 | 20h37

O governo decidiu liberar a transferência de salários para contas em instituições não financeiras nas chamadas contas de pagamento, modalidade de contas pré-pagas que não permitem saques, como é o caso de contas do Nubank ou do PayPal. A decisão é do Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão que reúne os ministérios da Fazenda e do Planejamento e o Banco Central.

O CMN também anunciou mudanças na regulação para facilitar a portabilidade das “contas salário” entre os bancos. As novas regras entram em vigor em 1º de julho.

“Essa transferência do salário poderá se dar também para uma conta de pagamento de instituições não financeiras. Atualmente, isso só poderia ser feito de uma conta de depósito para outra conta de depósito”, explicou a chefe do departamento de regulação do sistema financeiro do Banco Central, Silvia Brito e Silva. “O usuário terá mais opções para o beneficiário”, completou.

+ Começa pagamento do PIS/Pasep para nascidos em março e abril

Além disso, até agora a portabilidade só podia ser solicitada no banco de origem dos recursos. “Agora, poderá ser pedida na instituição de destino, como ocorre na telefonia”, acrescentou Silvia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.