Publicidade

Sarkozy é quem dá mais trabalho para avanço entre Mercosul e UE, diz Lula

Comentário do presidente foi feito durante cerimônia de assinatura de acordos bilaterais entre Brasil e União Europeia, realizada nesta quarta-feira, 14, no Itamaraty, em Brasília

Foto do author Célia Froufe
Por Célia Froufe (Broadcast) e da Agência Estado
Atualização:

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, é o presidente que mais dá trabalho para o avanço das negociações entre o Mercosul e a União Europeia (UE), na avaliação do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. "É preciso flexibilizar o coração dos franceses", brincou durante cerimônia de assinatura de acordos bilaterais entre Brasil e União Europeia, realizada nesta quarta-feira, 14, no Itamaraty, em Brasília.

PUBLICIDADE

Lula ressaltou que há mais afinidades do que divergências entre os brasileiros e o bloco europeu. Ele citou como exemplo as posições consensuais durante a Rodada Doha e também em relação ao acordo sobre clima tratado em Copenhague. Lula disse que aproveitará o período em que será presidente do Mercosul para tentar convencer a União Europeia a fazer acordos com os sul-americanos.

Ele destacou que Brasil e UE já colhem resultados de acordos fechados no passado, quando a União Europeia ainda estava num estágio embrionário e era chamada apenas de Comunidade Econômica Europeia. Ele citou três itens: fusão nuclear para pesquisa em área energética; segurança no setor de aviação, com a abertura do mercado brasileiro para companhias europeias; e alianças para combater a fome na América Latina e na África. Sobre este continente, Lula salientou que acaba de chegar de sua oitava visita a países africanos. "Pude constatar o potencial extraordinário na produção de biocombustíveis", relatou. Segundo ele, com a transferência da experiência brasileira nesse setor, será possível reduzir a emissão de gases de efeito estufa sem comprometer a produção de alimentos.

Aproximação entre União Europeia e o Mercosul

Já o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, destacou a importância de se promover uma aproximação entre a União Europeia e o Mercosul. "O Mercosul é um mercado com grande potencial de crescimento", afirmou Barroso no 4º Encontro Empresarial Brasil-União Europeia.

Ele destacou que a forma mais barata de aumentar investimentos é através do comércio entre os países. "Não é necessário gastar mais dinheiro com despesa pública. Por isso é importante montar mercados globais abertos", ressaltou. Barroso observou que, antes da crise, as exportações europeias para o Mercosul cresciam 15%.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.